Turismo
Prático com prática
Sidney Borges
Fernando Pedreira pergunta no "O Guaruçá" (aqui) por que os navios pagam US$ 30 mil para atracar em Ilhabela e apenas R$ 2 mil em Ubatuba.
Respondo: A razão é simples caro Fernando, atracar em Ubatuba é mais fácil. O próprio comandante do navio se encarrega de fundear a nave no meio de uma baía ampla, profunda e segura.
Em Ilhabela o buraco é mais embaixo, o canal tem suas peculiaridades e o tráfego é intenso. Daí a necessidade do prático, que embora tenha esse nome singelo é um profissional de grande capacidade técnica e profundo conhecimento do porto onde atua.
Em tempo, as companhias de seguro só se responsabilizam por sinistros em águas portuárias, nas manobras de atracamento e saída, se houver um prático a bordo.
Uma "canoa" que traz turistas custa milhões de dólares. Ninguém arrisca, nem poderia, o custo da praticagem acaba sendo uma ninharia.
Ubatuba tem essa vantagem em relação a Ilhabela.
Twitter
Sidney Borges
Fernando Pedreira pergunta no "O Guaruçá" (aqui) por que os navios pagam US$ 30 mil para atracar em Ilhabela e apenas R$ 2 mil em Ubatuba.
Respondo: A razão é simples caro Fernando, atracar em Ubatuba é mais fácil. O próprio comandante do navio se encarrega de fundear a nave no meio de uma baía ampla, profunda e segura.
Em Ilhabela o buraco é mais embaixo, o canal tem suas peculiaridades e o tráfego é intenso. Daí a necessidade do prático, que embora tenha esse nome singelo é um profissional de grande capacidade técnica e profundo conhecimento do porto onde atua.
Em tempo, as companhias de seguro só se responsabilizam por sinistros em águas portuárias, nas manobras de atracamento e saída, se houver um prático a bordo.
Uma "canoa" que traz turistas custa milhões de dólares. Ninguém arrisca, nem poderia, o custo da praticagem acaba sendo uma ninharia.
Ubatuba tem essa vantagem em relação a Ilhabela.
Comentários
Essa taxa é cobrada da empresa operadora do navio...MSC, etc....e varia de acordo com a quantidade de passageiros que cada nave comporta.
Abraços. Marino.
Que seja para o bem de Ubatuba.
Carlos
http://www.abremar.com.br/pdf/ABREMAR Estudos dos Portos FINAL_2011.pdf
Desculpem.
Carlos