Turismo

Prático com prática

Sidney Borges
Fernando Pedreira pergunta no "O Guaruçá" (aqui) por que os navios pagam US$ 30 mil para atracar em Ilhabela e apenas R$ 2 mil em Ubatuba.

Respondo: A razão é simples caro Fernando, atracar em Ubatuba é mais fácil. O próprio comandante do navio se encarrega de fundear a nave no meio de uma baía ampla, profunda e segura.

Em Ilhabela o buraco é mais embaixo, o canal tem suas peculiaridades e o tráfego é intenso. Daí a necessidade do prático, que embora tenha esse nome singelo é um profissional de grande capacidade técnica e profundo conhecimento do porto onde atua. 

Em tempo, as companhias de seguro só se responsabilizam por sinistros em águas portuárias, nas manobras de atracamento e saída, se houver um prático a bordo.

Uma "canoa" que traz turistas custa milhões de dólares. Ninguém arrisca, nem poderia, o custo da praticagem acaba sendo uma ninharia.

Ubatuba tem essa vantagem em relação a Ilhabela.

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Comentários

Anônimo disse…
Prezado Sidney : ouvi há algum tempo que trata-se de uma "taxa de turismo" cobrada pela PM Ilhabela, que destina-se à cobertura dos custos do receptivo, etc....
Essa taxa é cobrada da empresa operadora do navio...MSC, etc....e varia de acordo com a quantidade de passageiros que cada nave comporta.
Abraços. Marino.
sidney borges disse…
Salve Marino. Quem imputou o alto custo da atracação à taxa de praticagem foi o prefeito de Ilhabela, o maior interessado. Nada sei sobre as taxas cobradas pela prefeitura.
Carlos A.M. disse…
Sugiro a todos a leitura do documento completo da ABREMAR, no link abaixo. Algumas informações interessantes, inclusive sobre os valores de praticagem (bem abaixo do informado pelo sr. Prefeito de Ilhabela - talvez tenha sido um erro de unidade monetária). Ali, também, se encontra uma breve análise das dificuldades/facilidades de cada "porto", inclusive Ubatuba. A propaganda oficial, normalmente, "divulga o que é bom e esconde o que é ruim" ("ricuperando" uma frase antiga).
Que seja para o bem de Ubatuba.

Carlos
Carlos A.M. disse…
Em tempo: o link é:

http://www.abremar.com.br/pdf/ABREMAR Estudos dos Portos FINAL_2011.pdf

Desculpem.

Carlos

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