Palavra do dia

Kelvin

O nome “kelvin” é uma homenagem ao engenheiro, físico e matemático William Thomson, que recebera da coroa Inglesa o título de Lord Kelvin em homenagem às suas importantes contribuições para as ciências físicas do século XIX. À época do cientista, sabia-se que não existe um limite de temperatura máxima que um corpo pode alcançar. No entanto, conhecia-se uma temperatura mínima aproximada: -273 o C. Kelvin descobriu que o volume da matéria não se anularia ao atingir esta temperatura de -273 o (ponto no qual todos os gases têm volume igual a zero), mas sim a energia cinética de suas moléculas. Sugeriu então que -273 o C deveria ser considerada a temperatura mais baixa possível e chamou-a de zero absoluto. Utilizando -273 o C como parâmetro, propôs um novo sistema de medida termométrica. Uma curiosidade a respeito da unidade kelvin (cujo símbolo é um K maiúsculo e nunca em itálico) é que ela não deve ser precedida pelo símbolo o ou pela palavra grau(s).

Definição do iDicionário Aulete:

(kel.vin)
sm.
1. Fís. Unidade internacional de medida de temperatura, na qual zero grau é o"zero absoluto"e equivale a -273,16o C [Símb.: K.]
[F.: Do título barão de Kelvin, de William Thonson (1824-1907), físico inglês]

Twitter

Comentários

Carlos disse…
Verifiquei a citação do Aulete, e realmente constam os erros que observei, a saber:

1. o símbolo de grau (º) está sobrescrito, e não no mesmo nível, o que significa que você não "copiou e colou", e sim transcreveu a definição; o símbolo de grau é sempre sobrescrito (talvez seja um problema do seu redator de texto);

2. o símbolo da unidade kelvin não leva ponto (aliás, como nenhum símbolo de unidade de medida, em português) - o dicionário também tem o ponto, o que precisa ser corrigido (estou mandando e-mail para os editores), para não prejudicar algum estudante desatento;

3. o nome do Barão de Kelvin é Thomson (com "m") - no Aulete também está errado, com "n".

A título de colaboração, "colo" abaixo texto obtido na Wikipédia:

"O kelvin (símbolo: K) é o nome da unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a grandeza temperatura termodinâmica. O kelvin é a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.[1] É uma das sete unidades de base do SI, muito utilizada na Química e Física. É utilizado para medir a temperatura absoluta de um objeto, com zero absoluto sendo 0 K.

Nome e símbolo da unidade
O kelvin recebeu este nome em homenagem ao físico e engenheiro irlandês William Thomson, que se tornou o primeiro Lorde Kelvin quando foi feito par do Reino Unido.

Enquanto unidade do SI, o kelvin não deve ser precedido pelas palavras grau ou graus ou o símbolo °, como em grau Celsius ou Fahrenheit. Isto acontece porque estas são escalas de medição, enquanto que o kelvin é uma unidade de medição. Quando o kelvin foi introduzido em 1954 (na 10ª CGPM, Resolução 3, CR 79), recebeu o nome de grau Kelvin e símbolo °K; o símbolo do "grau" foi posteriormente removido em 1967 (13ª CGPM, Resolução 3, CR 104).

O símbolo para o kelvin é sempre um K maiúsculo e nunca é escrito em itálico. Há um espaço entre a grandeza numérica e o símbolo da unidade.

A palavra "kelvin" (nome da unidade) é escrita com inicial minúscula (exceto no princípio das frases), igualmente de acordo com a normas do SI; escreve-se em português com "k" inicial, de acordo com a norma ortográfica que o permite para estrangeirismos aportuguesados — as formas plenamente aportuguesadas "quélvim" e "quélvine" não são usadas, ainda que reflita a pronúncia habitual em português."

Um abraço

Carlos
sidney borges disse…
Obrigado pelo aviso Carlos. Como você observou, o texto não é de minha autoria. Como é de praxe, dei o devido crédito. Não costumo mudar a grafia do que chega, a seção "Palavra do Dia" é uma cortesia que o iDicionário Aulete envia e, quando acho que vale a pena, publico. Quando você vir um texto de minha autoria tratando de Física com erros de grafia, por favor avise para que eu faça a correção. Apesar de ter mais de 30 anos de prática no ensino da matéria e ser autor de inúmeros textos que estão nas livrarias, não sou imune a erros, embora tenha cuidado para não repetí-los.
Continue lendo o Ubatuba Víbora e quando você tiver algum tema interessante para divulgar, mande que será publicado.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu