Danos morais

Ronaldo Ésper e Clodovil Hernandez

Justiça condena Clodovil, mesmo morto, a indenizar Ronaldo Ésper

Processo por danos morais foi provocado por entrevista em 2005. Justiça analisa outra ação em que Clodovil exige indenização do rival.

Roney Domingos Do G1 SP
A Justiça de São Paulo condenou o deputado federal e estilista Clodovil Hernandez, morto em março de 2009, a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais ao também estilista Ronaldo Ésper. O valor da sentença é metade dos R$ 10 mil reivindicados por Ésper, que três meses após a morte de Clodovil solicitou à Justiça que o espólio de Clodovil continuasse responsável pelo pagamento da indenização.

A advogada do espólio de Clodovil, Maria Hebe Pereira de Queiroz, disse ao G1 que a disputa judicial não termina agora. Clodovil, embora morto, ainda é parte em processo contra Ésper por danos morais.

A decisão proferida pela juíza Maria Carolina Mattos, da 14ª Vara Cível de São Paulo, em 13 de abril, refere-se a um processo aberto em 2005. Ainda cabe recurso. Na ação, Ésper acusou Clodovil de ter dito a uma revista que ele (Ésper) roubou obras de arte na Itália, local onde morou.

"Diante do exposto, julgo procedente o pedido para condenar o réu espólio de Clodovil Hernandes ao pagamento de indenização por danos morais", afirmou a juíza, na sentença.

Na ação, Clodovil afirmou que apenas reproduziu à revista o que ouviu de Ésper durante uma conversa entre os dois no Parque Trianon, em frente ao Museu de Arte de São Paulo. Segundo o texto da sentença, Clodovil contou à revista que ouviu de Ésper o relato de que ele, Ésper, "teve problemas ao sair da Itália com obras de arte por não conseguir comprovar sua procedência".

A advogada que cuida do espólio de Clodovil, Maria Hebe Pereira de Queiroz, disse que ainda não foi informada oficialmente da decisão que condena o espólio a pagar a indenização, mas antecipa que vai recorrer. Ela deixou claro, no entanto, que a sentença não a surpreende.

"A gente já esperava isso. O Clodovil falou efetivamente o que não devia e na época o Ronaldo não conseguiu ficar quieto, foi à TV e fez ofensas gravíssimas ao Clodovil", disse ela. "Eu ainda disse para o Clodovil na época: 'Não sei se é bom ou se é ruim, porque você vai perder essa ação, mas vai ganhar outra", afirmou Maria Hebe.
Leia mais

Nota do Editor - Quero ver o Oficial de Justiça notificar o réu. Quem sabe com a ajuda de Chico Xavier. Por sinal o filme dele está bombando. (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Carlos disse…
Caro Sidney,

Descontada a referência ao médium (adianto que não sou espírita), a piada é média (entregar a notificação ao morto). O texto, entretanto, explica:

"Diante do exposto, julgo procedente o pedido para condenar o réu espólio de Clodovil Hernandes ao pagamento de indenização por danos morais", afirmou a juíza, na sentença."

O réu, no entender da juíza, passou a ser o espólio. Aliás, uma discussão jurídica interessante. Como leigo, entretanto, posso ponderar que, tendo havido a ofensa moral (sem levar em conta a personalidade ofendida, o que seria preconceito, ainda que óbvio), alguém tem que pagar, ressarcir o ofendido. Não se trata só de punir o ofensor (impossível no caso). Portanto, o espólio deve arcar com a restituição pecuniária, já que tem aparentemente recursos para isso.

Outros juristas teriam a mesma posição dessa determinada juíza? Advogados? Fica o convite para esclarecimentos...

Carlos

(Entendo que a referência à notificação do morto foi só um "gancho" para falar sobre o filme. Ou talvez uma associação de idéias).
sidney borges disse…
Foi isso mesmo Carlos, você matou a charada. Obviamente o espólio arcará com as custas da demanda perdida, mas vai demorar, cabem recursom. Humor e ironia são parte da atividade jornalística e quando bem dosados não fazem mal a ninguém. É redundante dizer que você jamais encontrará no Ubatuba Víbora o uso de calúnia, injúria ou difamação, mesmo contra o mais renitente dos inimigos. Há muitos, quem tem coragem de expor seus pensamentos semeia injeja. Clodovil sempre foi gentil e eu sempre o respeitei. O primeiro texto que escrevi nesta cidade foi para o jornal "A Semana" - fui recusado no "A Cidade" por não ter os requisitos que o veículo exige. Tratava do então apresentador de televisão e showman Clodovil Hernandez que só levava pedradas da cidade enquanto a divulgava gratuitamente para milhões de potenciais visitantes desse imenso Brasil.
sidney borges disse…
Leia recursos onde saiu recursom. Foi marcação de tôca do revisor que já foi devidamente advertido e ficará sem sobremesa.
sidney borges disse…
Por favor Carlos, envie o seu e-mail e o RG. É mera verificação. De praxe.
sidney borges disse…
Sem e-mail e RG seus comentários serão recusados. É de praxe. O Google não reconhece o seu endereço eletrônico.
Carlos disse…
malheiros1952@gmail.com
1024820431
sidney borges disse…
Grato. Por favor, reenvie o comentário anterior.

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu