Brasil

Fim de ano e de governo

Sidney Borges
Nesta semana dediquei parte do tempo estudando as propostas da Confecom. Fixei minha atenção nas mais radicais, que querem o controle da mídia nos moldes da Constituição de 1937. Claro que vai ficar na vontade e no sonho, não há clima para aventuras autoritárias.

Sou favorável ao governo financiar um canal de televisão nos moldes da BBC. Um polo de produção de qualidade, com enfoque informativo e educativo. Mas sem aborrecer o telespectador.

Acredito que o Canal Brasil vai chegar lá, televisão é hábito. Com programas de qualidade e jornalismo sério a audiência virá naturalmente.

Também observo um murmúrio quase inaudível reverberando em meus tímpanos: "reforma constitucional". Tem gente querendo ampliar o papel do Estado. Como será feito isso em um ambiente democrático eu não sei.

Democracia com reeleição é novidade no Brasil. Bill Clinton foi poderoso nos Estados Unidos. Hoje é conferencista, claro que a opinião dele é importante, mas na prática Clinton não apita mais nada. No Brasil FHC também teve momentos de brilho, é um nome respeitável no cenário nacional, seus artigos sempre levam à reflexão.

Daqui a uma semana começa o último ano de Lula com a caneta nas mãos. Depois os holofotes mudarão o foco para novos atores. Nem todos os brasileiros convivem bem com o afastamento de Lula. Há no fundo da alma de boa parte do povo a tendência a apoiar reis. E por que não dizer, ditadores.

O Brasil avançou nos últimos 20 anos. Com todos os problemas que há pela frente, muitos e variados, só com democracia continuaremos avançando. Lula é um presidente lúcido, respeita as regras do jogo, porém seu tempo está no fim. Na hora de passar o bastão não haverá espaço para hesitação.

Lula chegou lá principalmente por viver em um país com liberdade de expressão. Em Cuba ele seria um eterno metalúrgico. Liberdade não é um conceito tão complexo como sugerem aqueles que em última instância querem suprimí-la. Liberdade é poder ir e vir e falar o que quiser, sem adentrar pela calúnia, injúria ou difamação.

Em 2010 o Brasil fecha o ciclo Lula. Ciclo virtuoso.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu