Mídia impressa

Confiança do consumidor cai 2,4% em dezembro

Segundo a FGV, houve uma diminuição da satisfação com a situação atual da economia e das finanças pessoais

Jacqueline Farid, da Agência Estado
RIO - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 2,4% em dezembro ante novembro, divulgou nesta terça-feira, 22, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em novembro, o índice havia registrado alta de 1,5% ante outubro.

Com o resultado, o ICC caiu de 115,1 pontos em novembro para 112,3 pontos em dezembro, retornando a um patamar próximo ao observado no terceiro trimestre de 2009 (111,2 pontos). O índice é calculado com base em uma escala de pontuação entre zero e 200 pontos; quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor.

Leia mais

Nota do Editor - Na matéria acima coloquei o link para a fonte, mas duvido que algum leitor clique para saber mais. Estatísticas são traiçoeiras, um rio com profundidade média de 30 cm pode afogar um incauto. Quem é o consumidor que está perdendo a confiança? Em que trabalha, como vive? Faz parte da minoria que detém a maior parte da riqueza do país? Mora em região alagadiça? Enfim, para saber do interesse do leitor vou pedir a opinião do gari que está trabalhando na rua. O que ele acha da queda de 115,1 pontos do ICC? Posso estar errado, mas tenho comigo que ele vai dizer que estava satisfeito com 1,5% de alta em novembro. Em relação a outubro, certamente lembrará o jardineiro do vizinho que presta atenção a tudo. Em tempo, o gari assina o "The New York Times", enquanto o jardineiro lê "The Economist". (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu