Dornier DO-X-1929



Uma máquina fantástica nos céus do Brasil
Enviado por Tiago Rizzi
O hidroavião DO-X 1929 sobrevoou a Enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1931. Não, não é OVNI. É um hidroavião de 30 toneladas e 12 motores (eu disse 12!). O flagrante foi obtido durante a escala no Rio de Janeiro do histórico vôo experimental alemão por 45.000 quilômetros da África e Américas do Sul e do Norte, em 1931.
Fabricado pela Dornier alemã, o protótipo DO-X era o maior avião do mundo e jamais entrou em operação comercial, apesar de ter sido testado pela Lufthansa. Tinha três andares com cabine-dormitório, sala de estar, biblioteca, restaurante e bar. Um navio voador de luxo, com tapetes persas, sofás de couro e porcelana fina.
Na foto acima, o avião parece ter "apenas" seis hélices porque os motores são duplos, isto é, para cada um que você está vendo na frente da asa, tem outro na parte de trás. Não creio que exista outro avião com tantos propulsores. A tripulação era de 14 pessoas e a lotação, de 70 passageiros. Sua velocidade de cruzeiro era de 175 km/h, autonomia de 2.300 km e levava 23 mil litros de combustível. Media 40 metros de comprimento e 10 m de largura. Como o projeto não teve prosseguimento comercial, este famoso DO-X 1929 foi desativado em 1934 e levado para o Museu da Aviação em Berlim, onde terminou destruído num bombardeio durante a 2ª Guerra Mundial, em 1945. Repare, na segunda foto acima, a estátua do Cristo Redentor ainda com andaimes, recebendo os retoques finais para sua inauguração em 12 de outubro daquele ano. "Se não podemos evitar o nascer e o morrer, vamos saborear o intervalo."

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