Manchetes do dia

Quarta-feira, 19 / 11 / 2008

Folha de São Paulo
"JSerra propõe novo critério para promoção de servidores"
O governador de São Paulo enviou à Assembléia Legislativa projeto que prevê, entre outras mudanças a promoção dos servidores administrativos por meio de avaliação de desempenho -e não pelo tempo de serviço. A proposta afeta quase 55 mil funcionarios da ativa de secretarias e autarquias. Há no estado 777 mil servidores. O projeto tambêm prevê reajuste de 40% para trabalhadores que fizeram faculdade e pós-graduação. Se o projeto passar, o servidor será avaliado todo ano e a cada dois poderá concorrer a progressão na carreira. O governo diz que os critérios de avaliação serão em sua maioria objetivos e divulgado previamente. Para Jorge Luiz Grappeggia, diretor do Sindicato dos Servidores do Estado de São Paulo, o projeto contempla reividicação da categoria, ``que está hà muitos anos sem aumentos´´, mas precisa de vários ajustes.


O Globo
"EUA têm a maior queda dos preços desde 1947"
A recessão está trazendo à cena outro fantasma: o da queda generalizada de preços, conhecida como deflação. Nos EUA, o índice de preços no atacado caiu 2,8% em outubro. Foi o maior recuo desde o início da pesquisa, em 1947. A deflação ocorreu da queda de preços das commodities, como minérios, petróleo e grãos. Esses preços recuaram com a queda brutal da demanda. Mas não foi só. No mês passado também houve recuo nos preços na Alemanha, na França, em Portugal e em outros países da Europa. O grande temor é que a deflação reduza a rentabilidade das empresas, ameaçando empregos e realimentando a recessão. No Brasil, a alta do dólar anulou parte da queda de preços das commodities. O novo diretor-geral da Consumer International, Joots Martens, diz que a crise global favorece um consumo mais consciente.


O Estado de São Paulo
"PF já tem elementos para pedir nova prisão de Dantas"
O delegado Ricardo Saadi, novo responsável pelo inquérito da Operação Satiagraha, já dispõe de elementos para pedir a prisão do banqueiro Daniel Dantas, suspeito de crimes financeiros. Saadi recebeu da cúpula da Polícia Federal a tarefa de "desidratar" o relatório do delegado Protógenes Queiroz, afastado do caso em junho, em meio a acusações de irregularidades e de ter produzido conclusões “subjetivas", questionáveis na Justiça. Desta vez, o pedido de prisão - que, se confirmado, será o terceiro da PF contra Dantas - deverá ser sustentado por um texto objetivo, com provas técnicas, acresci­das de fatos novos. Para a defesa do banqueiro, a nova solicitação "mostrará uma postura de justiça medieval".


Jornal do Brasil
"Crise freia a Petrobras"
A crise financeira e o preço do barril do petróleo forçaram a Petrobras a cortar projetos de exploração. Foram preservados apenas os empreendimentos capazes de ampliar a produção de óleo leve, aí incluídos os da camada pré-sal da Bacia de Santos, com maior valor de mercado. A empresa assegura, no entanto, que o adiamento não vai comprometer o país a curto prazo. O BNDES também prevê dificuldades: negocia com o Banco Central para garantir seus financiamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu