Da série: "Believe It or Not"

Bolívia estará livre do analfabetismo a partir de dezembro

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou no último domingo (16) que seu país se declarará livre do analfabetismo em 20 de dezembro graças à cooperação de Venezuela e Cuba, os outros dois países da América Latina que alcançaram essa meta

Efe

Boliviano pratica a escrita com o método cubano Evo fez o anúncio no departamento de Cochabamba, declarado a quarta das nove regiões do país sem analfabetos, depois de Oruro, Santa Cruz e Pando.
No próximo sábado Morales fará o mesmo anúncio em Chuquisaca. Em dezembro serão declarados livres do analfabetismo os departamentos de La Paz, Tarija, Potosí e Beni.
A alfabetização foi realizada com o método audiovisual "Yo sí puedo" ("Sim, eu posso", em tradução livre), elaborado por educadores cubanos do Instituto Pedagógico Latino-americano e Caribenho e aplicado na Bolívia desde 2006.
No ato, do qual participou o embaixador cubano na Bolívia, Rafael Dausá, Evo pediu que os voluntários de Venezuela e Cuba continuem no país após dezembro para aplicarem a segunda fase do programa e continuarem educando os alfabetizados.
O presidente boliviano solicitou aos membros de seu Gabinete, às autoridades dos departamentos e aos parlamentares de seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS), que o acompanhem em sua visita a Cuba em 1º de janeiro de 2009 para comemorar os 50 anos da Revolução Cubana e agradecer pessoalmente ao país pela ajuda na alfabetização.
"Se não fosse Cuba, se não fosse (o ex-presidente cubano) Fidel (Castro), se não fosse o povo cubano, talvez nesse momento não estivéssemos com a campanha contra o analfabetismo", declarou.
O presidente boliviano disse que os funcionários e parlamentares que o acompanharem na visita a Cuba deverão custear com seus próprios meios à viagem. (Enviado por Rui Grilo)


Nota do Editor - Penso que haja confusão na data. O analfabetismo será decretado extinto em 19 de dezembro. Em 20 de dezembro será o princípio do fim do capitalismo e o início do porvir glorioso do chavismo. Apesar do preço do petróleo estar em declínio. Por aqui o lulismo não vai prosperar. Traiu os ideais socialistas e se rendeu aos neoliberais. Argh! Que horror. Viva Perón. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu