Manchetes do dia

Quinta-feira, 08 / 05 / 2008

Folha de São Paulo
"Dilma afirma que dados de FHC não são sigilosos"
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, mudou novamente sua versão sobre o dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante depoimento na Comissão de Infra-Estrutura do Senado que durou mais de nove horas. Com base em parecer do Gabinete de Segurança Institucional, Dilma disse que as informações da gestão tucana não são mais sigilosas porque o caráter "reservado" dos dados já caducou. É a primeira vez que o Planalto assume esse discurso. Antes, a Casa Civil chegara a classificar de "prática criminosa" o vazamento de dados "sigilosos". Segundo a Polícia Federal, a equipe da ministra, que fez o dossiê sobre FHC, não cumpriu os ritos formais de manuseio de informações reservadas. Convidada a falar do Programa de Aceleração do Crescimento, Dilma recebeu aplausos ao abordar o período em que foi torturada, em resposta ao senador José Agripino Maia (DEM-RN), que a acusara de mentir sob a ditadura.


O Globo
"STF e governo reagem à absolvição de fazendeiro"
O governo federal e o STF reagiram com duras críticas à absolvição de fazendeiro acusado de ser o mandante do assassinato da missionária Dorothy Stang. O ministro Celso de Mello, do STF, disse que a decisão pode manchar a imagem da Justiça brasileira. O secretário especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, pedirá investigação sobre Rayfran Sales, assassino confesso que mudou seu depoimento no segundo julgamento, isentando o fazendeiro Vitalmiro Moura,o Bida. A notícia foi destaque na imprensa internacional.


O Estado de São Paulo
"Brasil volta a lançar títulos no exterior"
O Brasil voltou a emitir títulos no mercado internacional. Uma semana após o País ter obtido o grau de investimento da agência de classificação Standard & Poor's, o Tesouro Nacional vendeu nos Estados Unidos e na Europa US$ 500 milhões em papéis. Títulos brasileiros não eram lançados no exterior desde abril de 2007, antes da onda de turbulência provocada nos mercados financeiros pela crise das hipotecas nos EUA. Apesar do sucesso da emissão, o governo está preocupado com os efeitos da desvalorização do dólar ante o real. O presidente Lula reuniu-se com o ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente do BC, Henrique Meirelles, para discutir a situação. O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e os economistas Delfim Netto e Luiz Gonzaga Belluzzo participaram do encontro. A avaliação é de que não dá mais para segurar a inflação com a ajuda do câmbio, que facilita a importação de mercadorias.


Jornal do Brasil
"Lula vai divulgar seus gastos pessoais no fim do mandato"
Blindada pelos aliados, favorecida pela oposição e mantendo equilíbrio emocional, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, driblou ontem as raras perguntas embaraçosas sobre o dossiê de gastos do ex-presidente Fernando Henrique e concentrou-se no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foram mais de nove horas de depoimento na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, das quais Dilma saiu elogiada. Pregou o fim do sigilo das despesas de ex-presidentes com cartões corporativos e afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu abrir seus gastos assim que deixar o governo. A ministra garantiu que o trem-bala ligando o Rio a Campinas deve estar pronto para a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil, em 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu