Energia

Eletronuclear recebe o Selo de Responsabilidade Social Crea-RJ pelo Projeto Pomar

Gloria Alvarez
A Eletronuclear acabar de ganhar o Selo Crea-RJ de Responsabilidade Social 2007 em reconhecimento ao Projeto Pomar – Repovoamento Marinho da Baía da Ilha Grande. A premiação, instituída pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) é entregue anualmente a empresas que atuam no Estado e que desenvolvem ações na área de Responsabilidade Social.


O Projeto Pomar é resultado da parceria entre a Eletronuclear e o Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía Ilha Grande (IED-BIG), através de um convênio bianual de R$ 450 mil. Sediado em Angra dos Reis, é desenvolvido desde 1994 e o seu objetivo é eliminar a ameaça de extinção do coquille Saint-Jacques (ou vieiras - molusco nativo da costa brasileira) e fortalecer a maricultura na região. É um projeto pioneiro que começou na Baía da Ilha Grande e atualmente está sendo replicado em sete estados do país. O Pomar também contribui com a qualidade de vida e geração de renda dos pescadores locais, fomentando o cooperativismo na área de aqüicultura (processo de produção em cativeiro). A Eletronuclear apóia o projeto desde seu início e, em setembro do ano passado, implantou uma fazenda marinha de criação de coquilles em frente à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis.


“Esse prêmio muito nos honra, pois conquistar e superar os rigorosos critérios foram desafios importantes para a nossa equipe. A Eletronuclear está feliz pelo Selo ainda mais por se tratar de um projeto do qual me orgulho muito, que é o Pomar. A empresa está preocupada com a qualidade de vida e do meio ambiente da região onde está inserida. Por isso, implantar uma fazenda marinha próxima às usinas nucleares foi muito importante. Além de incentivar a expansão do projeto, vale lembrar que o coquille é um indicador biológico, com grande importância para equilibrar o meio ambiente. Havendo algum tipo de poluição da água onde se encontram as fazendas marinhas, os moluscos agem como fiscais da natureza, já que a qualidade do produto depende diretamente da qualidade da água”, lembra o assessor de Responsabilidade Sócio-Ambiental da Eletronuclear, Paulo Gonçalves.
É a segunda vez que a Eletronuclear conquista o Selo Crea-RJ de Responsabilidade Social. Em 2005, o projeto Gravação de Livros para Cegos, em parceria com a Audioteca Sal e Luz, foi premiado. Este ano, a cerimônia de entrega acontecerá durante a Feira Brasil Eco Show, no dia 12 de maio, às 17h, no auditório 1 do Centro de Convenções SulAmérica (R. Paulo de Frontin, nº 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro).


Sobre o prêmio: O objetivo do Selo Crea-RJ de Responsabilidade Social é ampliar a prática da Responsabilidade Social nas empresas da área tecnológica, divulgando e promovendo junto à opinião pública as empresas que desenvolvem ou apóiam ações socialmente responsáveis no Estado do Rio de Janeiro. O prêmio estimula todas as iniciativas que promovam a “inclusão tecnológica”, a aplicação responsável dos princípios da “Agenda 21”, e que incentivem o “Primeiro Emprego Tecnológico”. O projeto foi baseado no código de ética profissional do Sistema Confea/Crea e define para as empresas interessadas em concorrer ao Selo o pleno atendimento aos requisitos internacionais de Responsabilidade Social, tais como não empregar mão-de-obra infantil e ter a preocupação com as condições de saúde e de segurança de seus trabalhadores. Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão julgadora, composta por representantes da instituição.

Gloria Alvarez
Assessora Técnica do Diretor-Presidente da Eletronuclear
Coordenadora da Assessoria de Imprensa
Contatos.: 21 2588.7606 / Cel. 9642.9910
E-mail:
galvarez@eletronuclear.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu