Controvérsia

Chega de fofoca!

Manifesto contra os manipuladores

Gil Curema

Aquele que por ignorância, divulga informações incorretas, é imprudente.
Aquele que consciente, divulga informações incorretas, com intenção de manipular, desinformar e fomentar o terrorismo, é um criminoso.
Os pescadores de Ubatuba estão sendo manipulados e dominados por mentiras e fofocas.
Estão sendo vendidos para uma ong cujo interesse único é dominar os espaços que hoje são dos pescadores artesanais.
Quem está encabeçando esta "venda" é um pseudo-líder que aprendeu a pescar ontem em toma decisões no grito, sem escutar os mais antigos.
Algum pescador de verdade já viu o boto ajudar o parati?; ou o cação ajudar o bonito?
Pois então, será possível, alguma ong de marinas ajudar o pescador artesanal?
Alguém acredita nisso ???
Pescador não é burro!!!
Roubaram nossas terras com essa mesma conversa mole e agora querem roubar nosso mar a troco de ônibus e camiseta!!!
Dono de marina não quer nem saber de APA porque pesca de linha e com seu iate em meia hora está lá no mar novo pescando peta e dourado e tomando uísque.
Dono de marina quer na verdade modificar o Gerenciamento Costeiro (GERCO) para poder construir píers e marinas na costeira.
E já que as marinas não têm argumentos para reivindicar esta mudança em 2009, elas, através da ong, estão usando as APAs e fazendo terrorismo via e-mail e jornais para atrair os pescadores que são os únicos que têm o direito garantido de decidir sobre o uso do mar que é seu meio de sobrevivência verdadeiro.
A criação das APAs já prevê, pela lei, os pescadores artesanais inseridos nas decisões e gestão do uso sustentável dos seus recursos pesqueiros, garantindo seus direitos.
Portanto quem é pescador artesanal nada tem a temer das APAs.
O medo do pescador é que no lugar do seu rancho de canoa, seja construída uma marina, que no seu pesqueiro de tainha, seja construído um píer, e que a poita do seu barco seja retirada para colocar um veleiro; e isso já acontece na ribeira, barra-seca e itaguá.
Essa é a verdade!!
O resto é fofoca e terrorismo!!
E se você realmente está querendo preservar a pesca artesanal e as comunidades tradicionais, não participe deste engodo, divulgue a verdade, esclareça as pessoas.
Seja humano e não um demagogo sangue-suga.

A seguir alguns trechos extraídos do documento de onvocação para a Consulta Pública das APAs divulgado em Iguape, bem como da minuta de criação da APA do Litoral Sul, que comprovam a garantia dos direitos dos pescadores tradicionais.

1- Comunicado de convocação de consulta pública sobre criação da APA Litoral Sul:
"...garantindo a integração da gestão e o equilíbrio ambiental, a manutenção do estoque pesqueiro fundamental para a sobrevivência de populações tradicionais e para a atividade econômica pesqueira..."

2- Proposta de criação da APA Litoral Sul:

OBJETIVOS
" Paralelamente ao decréscimo da abundância dos recursos pesqueiros ocorre a erosão dos meios de vida de muitas populações tradicionais, resultando na perda de diversidade biológica e cultural, empobrecimento e marginalização das comunidades tradicionais de pescadores."

CRITÉRIOS
" Seus limites exteriores foram estipulados com uma distância de dez milhas náuticas da linha de costa e da linha de arrebentação das ilhas e ilhotas abrangidas. Esta distância permite que seja priorizada a pesca artesanal e que sejam protegidos os berçários de vida marinha."

LEGALIDADE
" As APAs são espaços de planejamento e gestão ambiental de importância regional, demandando um ordenamento territorial orientado para o uso sustentável dos recursos naturais, elaborado por meio de processos participativos da sociedade, que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais."

" Conseqüência lógica da peculiar natureza da APA é a necessidade de disciplinar o processo de sua ocupação, regulamentando o exercício das atividades humanas nela exercidas para que sejam preservados e protegidos os atributos naturais ou culturais que motivaram sua instituição."

3- Minuta do Decreto da APA Marinha Litoral Sul: " Considerando a necessidade de garantir o estoque pesqueiro em águas paulistas, fundamental para a sobrevivência de populações tradicionais e para a atividade econômica pesqueira."
Gil Curema
Ubatuba 06 de maio de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu