Manchetes do dia

Quarta-feira, 07 / 05 / 2008

Folha de São Paulo
"Absolvido fazendeiro do caso Dorothy"
O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi absolvido da acusação de ser o mandante do assassinato da freira norte-americana naturalizada brasileira Dorothy Stong, em fevereiro de 2005. Por 5 votos a 2, o Tribunal do Júri de Belém o considerou inocente. A Promotoria vai recorrer. Bida, que estava preso desde março de 2005, foi libertado no início da noite. Já o pistoleiro Rayfran das Neves, o Fogoió, que confessou ter atirado em Dorothy, foi considerado culpado e condenado a 28 anos de prisão em regime fechado. Bida passou por um primeiro julgamento em maio de 2007. Por ter sido condenado a 30 anos de prisão, ele teve direito a novo júri. Fogoió foi submetido ontem ao terceiro julgamento - no primeiro, pegou 27 anos; o segundo confirmou a condenação, mas foi anulado. Na opinião do promotor Edson de Souza, Dorothy Stang estava sendo "insultada depois de morta".


O Globo
"Júri absolve condenado por morte de missionária"
Depois de ter sido condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang, o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, foi absolvido ontem em julgamento que durou dois dias, no Pará. Defensora dos direitos humanos numa área marcada por conflitos de terra, Dorothy foi morta a tiros em fevereiro de 2005. Como Bida fora condenado a mais de 20 anos, teve direito a novo julgamento. A mudança do veredicto aconteceu após o pistoleiro Rayfran das Neves Sales, réu confesso, ter negado a participação do fazendeiro como mandante, o que confirmara no primeiro julgamento. Bida fora acusado por ele de ter fornecido a arma usada para matar a missionária, mas agora o pistoleiro alegou que foi só sua a decisão de matar Dorothy. O promotor Edson Souza disse que vai decidir se recorre da sentença, que provocou revolta no julgamento.


O Estado de São Paulo
"Paulinho da Força vai ser investigado pela Câmara"
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), determinou à Corregedoria da Casa que apure a suspeita de ligação do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), no desvio de dinheiro do BNDES. "Há possibilidade de o parlamentar ser convidado a explicar (a suspeita)", disse Chinaglia sobre denúncia revelada pelo Estado. O parecer do corregedor, Inocêncio Oliveira (PR-PE), será encaminhado à Mesa da Câmara. Inocêncio pode pedir punição - que vai de censura a cassação - ou arquivamento do caso. Na hipótese de pedido de cassação, haverá processo no Conselho de Ética. A procuradora da República Adriana Scordamaglia vai examinar a relação de doadoras de campanha de Paulinho na eleição de 2006. O objetivo é o cruzamento de nomes que constam da lista declarada pelo pedetista com os alvos da investigação sobre desvio no BNDES. Em discurso no plenário, Paulinho negou envolvimento no caso, atribuiu as acusações ao trabalho que faz em defesa dos trabalhadores e anunciou que abre mão dos sigilos bancário, fiscal e telefônico.


Jornal do Brasil
"Tribunal libera o trânsito de caminhões"
A pedido dos supermercados do Rio, o Tribunal de Justiça suspendeu o decreto da prefeitura proibindo a circulação de caminhões nas horas de rush em áreas da Zona Norte, Zona Sul e Centro. A medida, que melhorou o tráfego e foi elogiada por moradores na segunda-feira, tem efeitos retroativos: quem foi multado não precisa pagar. Mas o prefeito César Maia não aceita e diz que as multas continuarão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu