EUA

Enfim Barack Obama?

Pedro Doria
Depois da retumbante vitória de Barack Obama ontem, na Carolina do Norte, e do virtual empate com ligeira vantagem para Hillary Clinton, em Indiana, a corrida pela candidatura democrata à Casa Branca ficou assim: Obama tem 1.841 delegados e Hillary, 1.700. Ele precisa de mais 183 delegados; ela, de 324. Há 674 delegados por disputar, ainda. São 404 nas próximas primárias e 270 superdelegados.
Ontem à noite, a gerência da campanha de Hillary Clinton comunicou à imprensa que não terá atividades, hoje. Estarão trancados em reunião. Enquanto isso, a gerência da campanha de Barack Obama comunicou que, nas próximas semanas, não visitará apenas os estados onde há primárias. O candidato estará presente em todo o país, principalmente naqueles estados em que a disputa com os republicanos é mais apertada.
O calendário de primárias vai até 6 de junho, quando fantásticos 31 delegados serão disputados na Dakota do Sul e em Montana.
Acabou?
Obama começa hoje sua campanha nacional.
No QG de Hillary, ela e seus assessores estão avaliando uma penca de fatores. Primeiro, a maneira como a imprensa está cobrindo os pleitos de ontem. Depois, por certo estão ligando para vários superdelegados numa última tentativa de trazer ao menos alguns para seu time. Por fim, vão monitorar as doações que pingam no website e entrar em contato com os principais grandes doadores para ver como anda sua generosidade.Em jogo está se ainda há chances de vencer e, havendo, se terão dinheiro para enfrentar este último mês.
Ainda hoje, ou nos próximos dias, saberemos se o time Clinton enfim decidiu jogar a toalha.
Numa olhada geral pela imprensa dos EUA, não há mais dúvidas de que Barack Obama é o candidato democrata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu