Ubatuba em foco

Como justificar o interesse público

Corsino Aliste Mezquita
Lemos na imprensa virtual: Ubatuba Víbora e O´Guaruçá, de 24-03-08 que: “Prefeitura pagou passeio de ônibus para passageiros do Island Escape”. Usar dinheiro público para brindar com passeios e benesses a desconhecidos alienígenas que, provavelmente, nunca voltem a Ubatuba, parece absurdo e assustador. É assunto que, certamente, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo –TCESP- considerará despesa irregular, indevida e que não pode ser patrocinada com recursos dos impostos. É dinheiro surrupiado da Saúde, Educação, Saneamento Básico, Infraestrutura, etc.. etc...
No mesmo dia e as mesmas revistas virtuais publicaram:“Amostragens Comprometedoras”. Relacionava, o artigo, alguns dos inúmeros casos que, o TCESP, apontou, no relatório de apreciação das contas de 2006, e condenou como despesas irregulares por não atenderem o “INTERESSE PÚBLICO”, serem feitas sem licitação e sugerirem maracutaias praticadas com dinheiro público. Em todos os casos, os técnicos do TCESP, recomendam a devolução do dinheiro aos cofres públicos por quem ordenou ou praticou as despesas.
Curioso observar as semelhanças com as despesas relacionadas em “Amostragens Comprometedoras”. Relaciona:
Atender autoridades chilenas;
Equipe de som do carnaval;
Festival da paz;
Representantes do Ministério de Turismo.
Todas essas ações irregulares, apontadas pelo TCESP, foram praticadas pela Secretaria de Turismo do Município de Ubatuba. Coincidência?. Falta de controle?. Incompetência dos servidores da Secretaria de Turismo?. Crença na impunidade?. Deboche sobre todos os cidadãos pagadores de impostos?. Prestigiar o “nunca antes” e desmentir “uso do dinheiro público com responsabilidade”?. Todas as hipóteses são possíveis.
Não será demais refletir que, esses absurdos que vem a público, são amostras ou pontinhas de um imenso iceberg oculto nas lamacentas águas da administração municipal. Abramos os olhos. Os problemas são sérios. São esses gastos irregulares que empobrecem o município e o fazem se endividar e perder qualidade de vida, retrocessos na educação, na saúde, nos serviços públicos, na segurança e na existência de empregos.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu