Tecnologia



A casa que consome energia zero

Do Blog do Pedro Dória
A nova legislação, na Califórnia, exige que toda construção residencial erguida a partir de 2020 tenha gasto zero de energia. A partir de 2030, a regra vale também para as comerciais.
Gasto zero de energia?
Zoka Zola, uma premiadíssima arquiteta croata que vive em Chicago tem um projeto em construção. É a
Glass and Bedolla House, uma casa de três andares que produz toda a energia consumida ao longo do ano.
Há três tipos de gerador de energia. Um geotérmico – aproveita o calor do solo –, painéis solares e moinhos de vento. Evidentemente,
nada é tão simples. Com o apagar e acender de luzes, aparelhos eletrônicos diversos, aquecimento para inverno com neve, a energia consumida por uma família de classe média norte-americana não é pouca.
É onde entra a arquitetura. O local onde a casa está sendo construída foi estudado por um ano. Zola e sua equipe documentaram onde o sol bate, a que horas, em que estação. A casa é toda é recortada por grandes janelões de vidro móveis. Durante o verão, abertos, eles ventilam e refrescam o espaço. Uma árvore ao sul, cuidadosamente alocada, faz sombra. No inverno, o sol atravessa as janelas e esquenta o concreto imposto no interior, aquecendo o espaço.
É uma casa iluminada o dia todo, enquanto há luz do sol. As paredes externas são cobertas por trepadeiras, o telhado por grama, musgo e ervas. Fazem isolamento térmico.
A idéia é
inspirar. Uma pista de como serão as casas no futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu