Imprensa

Livro revela pressões de Lula, Dirceu e Berzoini sobre Radiobrás

Eugênio Bucci sofreu bombardeio ao combater governismo na estatal, mas terminou respaldado pelo presidente


Daniel Bramatti
No dia 15 de junho de 2004, o então todo-poderoso ministro José Dirceu mandou um bilhete para seu colega Luiz Gushiken para se queixar de que a Radiobrás, empresa de comunicação do governo, havia se transformado em um órgão de “oposição”. Um ano depois, também por escrito, o mesmo Gushiken recebeu de Ricardo Berzoini, então ministro da Previdência, uma reclamação semelhante: na cobertura de uma paralisação de servidores federais, a estatal estaria fazendo “propaganda” de um movimento “puxado pelo PSTU e PFL”.

Em dezembro de 2005, o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou - não pela primeira vez - sua contrariedade com a Agência Brasil, órgão oficial cujas chamadas estariam “piores que as manchetes dos jornais que mais criticam o governo”.
O alvo das pressões era o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, que desde 2003 se dedicava a uma tarefa tão complexa quanto inusitada: combater, nas entranhas de uma empresa do próprio governo, o chamado jornalismo chapa-branca - governista, de tom bajulatório e promocional - e promover, em vez disso, o apartidarismo e a impessoalidade na produção do noticiário. Para Bucci, a Radiobrás deveria atender não às autoridades, mas aos cidadãos e ao seu direito à informação.
Leia mais

Nota do Editor - Seres humanos não mudam de um dia para o outro. A idéia de criar um estado socialista nos moldes cubanos ou soviéticos ou até albaneses está entranhada em cabeças próximas ao poder e em algumas que fazem parte do poder. O tratamento que o totalitarismo dá à imprensa é conhecido, ou se é a favor ou se é a favor. Durante algum tempo Dirceu, Gushiken, Dilma, at caterva, fizeram uso da imprensa, aplaudiram a liberdade de expressão. Uma vez vitoriosos entenderam que era melhor não conviver com o contraditório. Liberdade é bom quando está a serviço de nossos interesses. Felizmente escolheram mal o lider, Lula não é comunista, se parece mais com um caudilho populista, por sinal dos mais esclarecidos e como tal sabe lidar com as oposições sem partir para a ignorância. Já de Dirceu e Dilma não se pode dizer o mesmo... (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu