Manchetes do dia

Sexta-feira, 08 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Lula defende direito de Chávez fechar TV"
O presidente Lula disse em entrevista exclusiva à Folha que o fato de o venezuelano Hugo Chávez não renovar a concessão da RCTV foi tão democrático quanto teria sido a eventual renovação. 'O mesmo Estado que dá uma concessão é o Estado que pode não dar a concessão. O Chávez teria praticado uma violência se tivesse, após o fracasso do golpe, feito a intervenção na televisão', disse.


O Globo:
"EUA e Rússia rejeitam metas para despoluição do planeta"
Reunidos na Alemanha, os líderes do G-8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia) chegaram ontem a um acordo para reduzir em 50% as emissões de gases para controlar o aquecimento global até 2050. Mas somente Canadá, Japão e os países da União Européia (UE) se comprometeram. Estados Unidos e Rússia se recusaram a fixar qualquer meta. O documento foi alvo de críticas de ambientalistas. O Greenpeace afirmou que é "muito pouco". Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou duramente o acordo e disse que significou "não fazer nada". Para ele, foi "uma reunião voluntarista de chefes de Estado, em que ninguém assume compromissos para época nenhuma, em que ninguém diz o que vai fazer e que fica pela vontade de cada um".


O Estado de São Paulo:
"Lula rejeita pressões para cortar emissão de poluentes"
Reunidos na Alemanha, os líderes do G-8, grupo dos países mais ricos do mundo, preferiram não fixar metas para reduzir até 2050 a emissão de gases causadores do aquecimento da atmosfera. A atitude foi criticada por ambientalistas e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, com o prazo fixado pelo G-8, "ninguém fará nada até 2049". Lula disse que o Brasil não aceitará a pressão dos países ricos para que as nações emergentes estabeleçam metas de redução de emissões, posição similar à da China. "Os países ricos precisam assumir a responsabilidade de ajudar a despoluir o planeta que eles poluíram", disse. Ele reagiu ainda aos comentários de que a produção de etanol da cana-de-açúcar represente uma ameaça para a Floresta Amazônica: "A Amazônia é nossa e nós, soberanamente, temos de decidir como cuidar da floresta". Lula e dirigentes de outros países emergentes participarão hoje do último dia da reunião do G-8, mas pretendem exigir que, a partir dos próximos encontros do grupo, sejam de fato ouvidos, e não apenas convidados para um debate de menos de duas horas.


Jornal do Brasil:
"Escutas da polícia assustam Brasília"
O Congresso está preocupado com o Guardião, um avançado sistema de computador da PF capaz de grampear até 3 mil linhas telefônicas de forma simultânea. Parlamentares, ministros e autoridades do Judiciário temem que as operações policiais se tornem abusivas. A imensa rede de escuta, responsável pela prisão do dono da Gautama, Zuleido Veras, e pelo indiciamento de Vavá, irmão do presidente Lula, põe qualquer cidadão na mira da polícia desde que faça ou receba uma ligação telefônica de um suspeito. Em Berlim, Lula se irrita com pergunta sobre novas denúncias contra o irmão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu