Triste realidade

Federação lança manual para pilotos no Brasil

Jamil Chade, GENEBRA
A Federação Internacional de Pilotos publicou um manual orientando empresas aéreas estrangeiras a respeito dos riscos de voar pelo Brasil. Entre as recomendações, lista que os operadores brasileiros não necessariamente falam inglês, que mesmo quando o avião não está em área coberta por radar eles tendem a informar que o vôo está monitorado, e que mudanças recomendadas nos planos de vôo não são necessariamente comunicadas entre uma torre de comando e outra.

O documento, elaborado entre janeiro e fevereiro e divulgado nas últimas semanas, surgiu na esteira da crise aérea. Nele, a entidade pede, antes de tudo, que todos os pilotos mantenham um “alto nível de alerta” enquanto operam no Brasil. A Federação afirma estar “particularmente preocupada” com os métodos usados pelos controladores em suas atividades “quando comparado àquilo que os pilotos estão acostumados a encontrar em outras partes do mundo”.
O principal alerta se refere ao fato de que o uso de radares no Brasil ainda não é pleno. A Federação ainda pede que todos os pilotos familiarizados com operações no Brasil compartilhem suas impressões com a entidade. Segundo o documento, “as deficiências são causadas pela falta de monitoramento do governo”.

Alertas

Fora do radar: A Federação Internacional de Pilotos diz que, no Brasil, mesmo que a torre informe que o avião está sendo monitorado, isso pode não estar ocorrendo.

Perigo: Controladores sem muita experiência podem estar operando sem supervisão.

Planos de vôo: Eles nem sempre são transmitidos entre as torres

Inglês: Muitos controladores não são fluentes no idioma.

Mudança de altitude: Usar todas as luzes externas possíveis.

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