Manchetes do dia

Quarta-feira, 04 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Governo só negocia depois da Páscoa"
O governo decidiu só retomar as negociações com os controladores de vôo se o tráfego aéreo for normalizado no feriado da Páscoa. 'Vamos negociar, mas não podemos fazer isso com a faca no pescoço', disse o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) após reunião com líderes dos controladores.


O Globo:
"FAB retoma controle e monta plano especial para o feriado"
Em lugar da medida provisória com a "solução definitiva" para o caos nos aeroportos, como prometera no domingo o presidente Lula, o governo decidiu ontem devolver o comando do controle aéreo para a Aeronáutica e desistiu da desmilitarização imediata do setor. Preocupado em restabelecer o prestígio do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e recompor a hierarquia militar quebrada durante o motim dos controladores na sexta-feira, Lula deu ontem à FAB a responsabilidade de montar um plano de emergência para evitar novas paralisações, inclusive no feriado da Páscoa. Dezoito controladores podem ser presos e expulsos.


O Estado de São Paulo:
"Lula atende comandantes e enquadra controladores"
Depois de ter sido pressionado pelos comandantes militares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu endurecer o tratamento dispensado aos sargentos que trabalham no controle do tráfego e passou a considerar sem validade o acordo firmado na semana passada, quando o governo se comprometeu a melhorar os salários da categoria e a rever punições disciplinares. Foi abandonada também a idéia de promover o quanto antes a desmilitarização do setor. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que se reuniu com controladores, disse que as conversas só vão avançar se o clima for de tranqüilidade, "sem faca no pescoço". Após o encontro, líderes da categoria admitiram que agora estão sem força para promover novas paralisações. Durante solenidade no Estado-Maior da Aeronáutica, o comandante da Força, brigadeiro Juniti Saito, defendeu os "princípios basilares da hierarquia e disciplina". A cúpula da FAB já tem um plano de emergência: em caso de greve, pretende remanejar para as torres de controle militares hoje envolvidos em operações de defesa área.


Jornal do Brasil:
"Comando da Aeronáutica cobra respeito à hierarquia"
Pronunciamento do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, em solenidade fechada, indica que ainda não está superada a irritação dos militares com a atitude do presidente Lula de negociar com os controladores de vôo amotinados: "Não há espaço para tergiversar sobre os princípios da hierarquia e da disciplina", disse o comandante. Um pouco depois, em cerimônia no Palácio do Planalto, diante dos comandantes militares, Lula prometeu mais recursos para as Forças Armadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu