Manchetes do dia

Domingo, 01 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Acordo com amotinados provoca tensão na cúpula da Aeronáutica"
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de atropelar o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica e ceder aos controladores de vôos amotinados irritou os militares, informam Eliane Cantanhêde e Leila Suwwan.
Na avaliação de altas patentes, Lula e o ministro Waldir Pires não só desmoralizaram o Comando da Aeronáutica como feriram os princípios básicos da hierarquia militar. O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, chegou a cogitar a entrega do cargo.
Os controladores vão exigir na terça-feira uma definição da gratificação salarial que receberão como "garantia" de que as demais reivindicações serão atendidas. Caso contrário, eles ameaçam parar na Páscoa.
Na reunião de negociação do ministro Paulo Bernardo (Planejamento), na sexta, os controladores recusaram a presença do ministro Waldir Pires (Defesa) e de oficiais militares.
Em Washington, onde se reuniu com o presidente George W. Bush, Lula disse que conversou com Pires e o brigadeiro Saito e que pretende encontrar "solução definitiva" para a crise até terça-feira.


O Globo:
"Fim da greve não acaba com caos nos aeroportos"
Dos 553 vôos previstos, 82 foram cancelados e 101 se atrasaram.
Políticos terão suas contas monitoradas - Medida atinge presidente, ministros, parlamentares e governadores. No total, contas bancárias de 14.500 autoridades serão monitoradas a partir de 2 de julho. Decisão do BC determina que movimentação suspeita será notificada às autoridades encarregadas do combate à corrupção.
Ações por improbidade só punem baixo escalão.

O Estado de São Paulo:

"Acordo desgasta militares e caos continua nos aeroportos"
Apesar do acordo que colocou fim à greve dos controladores, o movimento nos principais aeroportos do País continuou intenso ontem, com muitos vôos cancelados e atrasados. O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, assumiu que o efeito dominó deverá durar até terça-feira. "A malha aérea foi totalmente destruída. Temos atrasos que variam de 28 horas a 20 minutos", disse. O governo promete começar a colocar em prática na terça-feira um plano gradual de desmilitarização do controle de tráfego aéreo, ponto crucial do acordo com a categoria. As autoridades iniciaram as negociações de forma dura, anunciando a possível prisão de 18 controladores e punições para os líderes da rebelião. A resposta foi o maior episódio de motim no setor, com quebra aberta de hierarquia. O Palácio do Planalto assegura estar "muito satisfeito" com a atuação do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, embora ele tenha saído desgastado após ser desautorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de mandar prender os amotinados. Um dos passageiros impedidos de viajar na noite de sexta, de Curitiba para Porto Alegre, teve um enfarte e morreu na manhã de ontem. Ele tinha passado a noite em claro numa sala de espera do aeroporto.

Jornal do Brasil:

"Nos aeroportos, a mais ultrajante madrugada"
Enquanto o ministro Waldir Pires, com o apoio do governo, aplicava os manuais do sindicalismo às negociações com militares amotinados, milhares de passageiros, aprisionados nas áreas de embarque ou no interior de aviões parados nas pistas, enfrentavam a mais ultrajante madrugada. Em Brasília, os rebelados ouviram promessas que poderão oficializar o triunfo da baderna. Ficou claro que o calvário nos aeroportos não tem prazo para terminar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?