Manchetes do dia

Quarta-feira, 01 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Aeroportos do país têm dia de caos às vésperas do feriado"
No dia em que o atraso e cancelamento de vôos e os transtornos de passageiros atingiram todos os principais aeroportos do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ontem as principais autoridades do setor. Ao final do encontro, o governo divulgou apenas que "tem esperanças" de que a situação volte ao normal nas próximas semanas.
Mais algumas medidas foram tomadas para tentar reverter a crise: mudança de rotas para evitar o congestionamento na área do radar de Brasília -o que poderá aumentar o tempo desses vôos-, suspensão das férias e abertura de concurso para controladores de vôo e a criação de uma "cooperativa" com representantes de empresas aéreas, controladores de radar e funcionários da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Caberá a essa cooperativa decidir em tempo real as prioridades de decolagens e eventuais fusões de vôos para diminuir o tráfego.


O Globo:
"Quinto dia de caos afeta aeroportos de todo o país"
O caos que tomou conta dos principais aeroportos do país pelo quinto dia consecutivo afetou ontem atividades do Congresso e fez o governo convocar uma reunião de emergência. Além do adiamento da audiência pública com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do depoimento na CPI dos Sanguessugas, não houve quorum para deliberar sobre qualquer matéria. Pressionado, o governo adotou medidas para tentar normalizar a situação, entre as quais estão o remanejamento de rotas que tornarão alguns vôos mais longos e a convocação de concurso para controladores de vôo. O Ministério da Defesa não garantiu a volta da normalidade no feriado e controladores de vôo dizem que o problema poderá se estender até o Natal.


O Estado de São Paulo:
"Defesa previa caos em aeroportos desde 2003"
Um documento de outubro de 2003, emitido pelo Conselho de Aviação Civil (Conac) e assinado pelo então ministro da Defesa, José Viegas Filho, já alertava para o risco de uma operação-padrão dos controladores de vôo, como a que desde a semana passada provoca problemas nos principais aeroportos do país. O Conac advertia que o corte sistemático de verbas destinadas à proteção ao vôo e à segurança do tráfego aéreo no país vinha trazendo dificuldades à Força Aérea Brasileira, relata o repórter Bruno Tavares: "A diminuição dos recursos aplicados nessa atividade pode obrigar o Comando da Aeronáutica a adotar um controle de tráfego aéreo nos níveis convencionais existentes no passado".
No mesmo dia em que assinou o documento, Viegas enviou ofício aos ministérios da Casa Civil e do Planejamento solicitando liberação das verbas retidas do Fundo Aeronáutico e do Fundo Aeroviário. Um levantamento feito pela organização não-governamental Contas Abertas a pedido do "Estado" mostra que, de lá para cá, a situação só se agravou. Este ano, até o último dia 26, a União liberou somente R$ 285 milhões, dos R$ 531 milhões previstos no Orçamento.


Gazeta Mercantil:
"Governo já estuda corte de gasto público"
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que seu ministério, o do Planejamento e a Casa Civil estudam em conjunto corte de gastos públicos. As medidas devem ser apresentadas ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva conforme forem finalizadas. Mantega deu a entender que não haverá cortes nas áreas sociais. "Não acredito que mudaremos a PEC da Saúde."
Para Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro da Fazenda, o desequilíbrio fiscal só será equacionado quando o problema dos altos juros for resolvido. O governo deveria elevar de 4,25% para 8,5% do PIB a economia para pagamento de juros da dívida pública rumo ao déficit nominal zero, afirmou. Ontem, o governo enviou ao Congresso revisão das estimativas para a Lei Orçamentária de 2007: a do PIB deste ano caiu de 4% para 3,7%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Pegoava?