Levando chumbo e rindo...

Petrobras: estatal pode virar simples prestadora de serviços na bolivia

A Petrobras recuou depois de seu presidente Sérgio Gabrielli garantir que a estatal brasileira não se tornaria uma simples prestadora de serviço na Bolívia. Na noite de sábado, a estatal brasileira de petróleo e gás decidiu aceitar as exigências do governo boliviano e assinar os novos contratos para garantir a exploração e comercialização de gás na Bolívia. A empresa teve que optar entre abandonar seus investimentos naquele País e aceitar as novas condições para se manter no novo mercado nacionalizado pelo governo de Evo Morales.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, as duas partes tiveram que ceder. Mas, ele não quis avaliar quem cedeu mais. A Petrobras pode ter cedido mais porque o Brasil não pode ter um colapso na oferta de gás natural importado da Bolívia nos próximos anos, por conta da expansão da demanda nacional e porque o Brasil precisará de gás para expandir sua produção de biocombustível e para manter o crescimento econômico sem gargalos. A assinatura dos novos contratos não impede a Petrobras de recorrer das cláusulas estipuladas pelo governo da Bolívia, desde que sejam detectados problemas ou falta de indenização adequada à estatal brasileira para rescindir o contrato vigente. Contudo, a situação dos novos contratos ainda segue obscura na Bolívia e é difícil avaliar se os termos assinados pela Petrobras e pelas outras petrolíferas realmente determinam uma perda de espaço e de faturamento a ponto de inviabilizar novos investimentos naquele País. Com informações da Agência Leia. (AB) (Fonte: IG)

Nota do Editor: É exatamente por isso que sou a favor das privatizações. A Petrobras é nossa. Não é isso o que o governo diz? Então cabe aos brasileiros pagar o prejuízo que a empresa terá na Bolívia. E nem por isso alguém vai perder o sono ou o emprego. Se a empresa fosse privada cabeças rolariam. A negociação - lesiva ao Brasil e aos brasileiros – vai cair no esquecimento e servir aos propósitos políticos do governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu