Manchetes do dia

Domingo, 29 / 10 / 2006

Folha de São Paulo:
"Pesquisa indica vitória de Lula para presidente hoje"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 61, deve vencer a eleição presidencial de hoje com 61% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha realizada ontem. O levantamento mostra que Geraldo Alckmin, 53, tem 39% dos votos válidos - 22 pontos percentuais atrás. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Se as urnas confirmarem o resultado, será a segunda vez que um presidente é eleito por voto popular para dois mandatos consecutivos - o outro foi Fernando Henrique Cardoso (1995-1998 e 1999-2002). Antes, só Getúlio Vargas havia comandado o país por dois períodos. Ex-torneiro mecânico e líder sindical, Lula é casado com Marisa Letícia e pai de cinco filhos. Se eleito, Lula seguirá como o 39° presidente do Brasil.
Confirmada a sua reeleição, Lula terá de lidar com a investigação sobre a compra de um dossiê contra tucanos por membros de sua campanha. Ontem, Lula sugeriu o fim dos conflitos com a oposição: "Os partidos políticos entendem que tem a hora de brigar e tem a hora de a gente votar e administrar o país". No Rio, Alckmin afirmou: " A gente sente na rua uma onda de virada"...


O Globo:
"Lula enfrenta o dilema de fazer a economia crescer"
O presidente Lula, que deve ser reeleito hoje, de acordo com as pesquisas, enfrenta o dilema de encontrar uma maneira de fazer a economia crescer de forma acelerada e sustentada. Diferentemente do primeiro mandato, quando deu ênfase à estabilidade, o presidente agora está obcecado com o crescimento. "Vamos combinar metas de inflação com metas de crescimento. Em 2007 o Brasil deve crescer 5%", diz Tarso Genro, ministro das Relações Institucionais. Lula também pretende fazer outras mudanças: vai coordenar ele mesmo a formação do novo Ministério, sem delegar a tarefa de articulação política. E cobrará o apoio integral do PMDB, para garantir maioria sólida no domingo. Na área social, Lula estaria decidido a investir mais em educação, que não esteve entre as prioridades do primeiro mandato. Outra área que deverá receber mais atenção será a da segurança pública. E haverá mudanças também na política externa. O chanceler Celso Amorim diz que a relação com os EUA deve continuar cada vez mais estreita.


O Estado de São Paulo:
"Brasil volta às urnas hoje e deve levar Lula ao 2º mandato"
Quatro semanas após o primeiro turno, O Brasil volta hoje às urnas para decidir quem governará o País nos próximos quatros anos. Pesquisas de intenção de voto apontam o petista Luiz Inácio Lula da Silva, 61 anos, como favorito à reeleição, após mandato marcado por ampliação de programas sociais, denúncias de corrupção e crescimento modesto da economia. Lula chamou de "desespero político" de seus adversários o fato de uma dirigente do PSDB de Minas estar envolvida na divulgação de depoimento falso contra Hamilton Lacerda, acusado de ter levado R$ 250 mil para os petistas comprarem o dossiê contra os tucanos. O ex-governador paulista Geraldo Alckmin, 53, que enfrentou resistências à sua indicação como candidato dentro de seu partido, o PSDB, usou a ética como principal bandeira de campanha. "Sinto a onda das viradas nas ruas", disse ontem, após caminhada no Rio. O Tribunal Superior Eleitoral pretende divulgar os primeiro resultados da apuração a partir das 19 horas e encerrar a apuração dos cerca de 126 milhões de votos após as 23 horas.


Jornal do Brasil:
"Os 7 desafios do novo presidente"
O Brasil que entra em 2007 desafia o novo ocupante do Palácio do Planalto. O futuro do país depende da redução da pobreza com geração de empregos, crescimento econômico, atração da iniciativa privada para projetos de infra-estrutura, aprovação das reformas no Congresso, melhoria dos serviços públicos de saúde e educação, combate à violência e fim da dependência de mais de 11 milhões de brasileiros dos programas sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu