Cultura



Sérgio Caribé convida para o lançamento do livro:

“DIAS DE CAIÇARA”

Um documento sobre a cultura litorânea das regiões de Ubatuba, São Sebastião e Paraty

Um livro de arte, uma mostra de filmes e uma exposição formam “Dias de Caiçara” evento cultural que está sendo apresentado desde o dia 13 de setembro na Cinemateca Brasileira de São Paulo. De autoria da empresa Dialeto Latin American Documentary, o projeto é fruto de pesquisas e vivências nas regiões litorâneas de Ubatuba, São Sebastião e Paraty. Como em todo litoral brasileiro as regiões fronteiriças entre o Rio de Janeiro e São Paulo, foram os primeiros locais de significativa concentração demográfica onde se deram as primeiras fusões de índios, negros e europeus, genuína matriz genética e cultural de nosso povo que vem resistindo e se moldando a todos os ciclos econômicos desde o descobrimento. Tudo o que está relacionado ao caiçara é controverso: são comunidades únicas, com características singulares que, muitas vezes, injustamente, não são chamadas de cultura! Espalhados pelo litoral, a extensão de seu habitat pode variar em milhares de quilômetros e até mesmo sua real existência contemporânea está posta em xeque.

O livro “Dias de Caiçara”, produto central do projeto, será lançado em Ubatuba no próximo dia 28, quinta-feira na Livraria Nobel de Itagua em Ubatuba. A publicação surgiu a partir da observação do curioso hábito que o caiçara tem em contar histórias, pois para eles a palavra dita é infinitamente mais importante que a escrita. Os autores, Vito D´Alessio e Daniel Pascalicchio relatam crônicas e causos que preservam saberes restritos a ensinamentos orais num trabalho pioneiro de documentação deste precioso patrimônio. O registro se completa com fotografias de cenas cotidianas, manifestações folclóricas e religiosas resultando num delicado olhar sobre o universo caiçara.

Estas imagens estão sendo exibidas em uma exposição que também apresenta objetos da cultura caiçara coletados durante o projeto: peças decorativas, utilitários, símbolos religiosos, instrumentos musicais e embarcações, além de vídeos documentais que acompanham estes elementos.

Uma rara mostra temática de filmes importantes da história do cinema brasileiro especialmente selecionada para o projeto completaram o evento. Entre eles, um dos primeiros filmes do cinema novo, Arraial do Cabo, de Paulo César Saraceni e Mário Carneiro. Caiçara, de Adolfo Celi, sentimentaliza e enaltece a comunidade, enquanto Barravento, de Glauber Rocha, dá voz ao sincretismo religioso. Four men on a raft, de Orson Welles, em belíssimas panorâmicas, busca nesse povo a tradição contínua de resistência popular à opressão. A mostra traz ainda a exibição de trechos sobre o cotidiano dos caiçaras de cinejornais produzidos nas décadas de 40 e 50, respectivamente, Cine Jornal Brasileiro e Bandeirantes na Tela.

O projeto “Dias de Caiçara” apresenta um povo simples com os traços de um Brasil colonial na textura suave de sua intimidade cotidiana: missas entoadas em latim, crença em seres encantados, quintais de varas, pescarias solitárias na companhia cúmplice do mar e dos mistérios do dia seguinte regido pelas fases lunares. Preservam saberes sofisticados como o conhecimento da fauna marinha e da navegação orientada pelo vento e pelas estrelas. O escambo das raças, línguas, credos e costumes, legaram ao Brasil o orgulho desta mestiçagem encantadora que seguramente representa o nosso patrimônio imemorial. E os caiçaras, esta cultura vibrante, orgânica, que vai se adaptando ao mundo como os primeiros brasileiros que povoaram esta terra merecem esta celebração. A homenagem é justa.

Sobre a Dialeto: A qualidade do padrão editorial é a marca da Dialeto Latin American Documentary (
www.dialeto.com), empresa de produção cultural multimídia criada em 1995. Utilizando a multilinguagem, transforma pesquisa e conteúdo complexo em atraentes e poéticas produções de pertinência atemporal: livros, documentários para televisão, CDs e Dvds. É a única empresa do mundo especializada em documentar à América Latina, em temas relacionados à história e realidade do continente. Detentora de importantes Prêmios de comunicação dentre eles: Aberje, Prêmio Tim de Música, Jabuti entre outros.
Este projeto foi realizado com o patrocínio da empresa CARGLASS (
www.carglass.com.br), Lei de Incentivo à Cultura /MINC

Lançamento do livro Dias de Caiçara
Editora Dialeto Latin American Documentary, 2006
Fotografia: Vito D’Alessio
Textos: Daniel Pascalicchio e Vito D´Alessio
R$ 98,00, 120 páginas.

Quando: 28/09 Quinta-Feira, 19 h
Mais informações: (11) 5575-4095
Onde: Livraria Nobel
Rua Tamoios, nº 63, Itagua - Ubatuba
Telefone: 12 3833-3033

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu