Notícias da Unitau

Estudantes de Taubaté recebem visita do comitê de bacias

Trezentos alunos da escola municipal “Profº. Ernesto de Oliveira Filho”, localizada no bairro Parque Aeroporto, em Taubaté, receberam nesta sexta-feira, 22, a visita do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS). O evento fez parte das comemorações no Estado de São Paulo pelo dia do rio. Durante a palestra, o secretário-executivo do CBH-PS, geólogo Edílson de Paula Andrade, apresentou um diagnóstico dos problemas enfrentados na bacia do Paraíba e as possíveis soluções para a recuperação e conservação dos recursos hídricos.
Para a diretora Uranilda Paes Pessanha, o objetivo foi ampliar os trabalhos de conscientização e mobilização ambiental desenvolvidos na escola. “A missão do educador é essa. Queremos mostrar que a situação realmente é grave. Se não ficarmos atento ao fato, a vida não vai poder continuar”, enfatiza. Segundo a diretora, no estabelecimento de ensino o assunto é discutido em todas as disciplinas e envolve, funcionários, professores e estudantes.
A professora de geografia, Regina Eulálio, acredita que a palestra foi importante porque proporcionou o acesso as questões relacionadas à água na região de uma forma geral. A educadora argumenta que o tema é complicado de discutir entre os alunos, uma vez que ao se falar em controle, a mentalidade entre os pais é de água é um bem infinito. Eulálio explica que o trabalho feito na escola visa resultados a longo prazo. “As crianças serão os multiplicadores do futuro. De repente se conseguirem conscientizar o núcleo familiar já é um bom ganho”, enfatiza.
Para a estudante Analice Moreira, de 14 anos, o evento deixou clara a importância sobre as mudanças de atitudes que a sociedade deve adotar em relação à água e mostrou a situação do principal rio do Vale do Paraíba. “Deu pra ter uma idéia de que o rio está sendo prejudicado com a poluição”.
O secretário-executivo do comitê, Edílson de Paula Andrade, destaca que a presença na escola foi uma oportunidade de transmitir informações aos jovens, para que possam ajudar na preservação e recuperação da natureza. Para ele, é fundamental que a nova geração adquira uma consciência a respeito da preservação e conservação dos recursos naturais, principalmente do rio Paraíba do Sul.

ACI – Agência de Comunicação Integrada / UNITAU / CBH-PS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu