Debate

Aposta de risco

Eliane Cantanhêde na Folha de S.Paulo
"Entre perder ou perder, Lula optou pelo certo em vez do duvidoso. A previsão é que a ausência no debate da Rede Globo lhe custe dois pontos já pré-contabilizados. A presença seria uma aposta de risco: no papel de vítima, poderia conter a sangria. Mas e se gaguejasse, se errasse, se irritasse? Na dúvida, preferiu o aconchego do lar: o comício em São Bernardo.
Decisão temerária. Se Lula ainda estivesse com uma boa folga adiante dos adversários, teria gordura a perder e poderia dar de ombros para o debate. Mas, diante do Datafolha e do Ibope, com margem apertada de cinco pontos, qualquer pontinho a menos pode empurrá-lo para o segundo turno.
Essa passou a ser uma possibilidade real, apesar de Lula manter sólidos 49% no Datafolha, com 53% dos votos válidos (percentual igual à vitória de FHC no primeiro turno de 1998). Se perder dois pontos pela ausência no debate, sua diferença para os adversários ficará em apenas três pontos. Ninguém, em sã consciência, poderá fazer qualquer aposta para domingo.
Três pontos é perigosíssimo num ambiente em que petistas e amigos fazem fila para depor sobre o "dossiêgate" e Alckmin sobe devagar e sempre. Basta que o eleitorado mais fiel de Lula, o de menor escolaridade, erre na hora de votar. Não é difícil, diante da falta de familiaridade com a urna eletrônica, do excesso de candidatos e da ordem do voto -começa pelos deputados e acaba com o presidente.
Só faltava, ontem, combinar com os adversários, que têm centrado fogo no favorito Lula na propaganda no rádio e na TV, mas nem por isso se comportam como num chazinho da tarde entre eles. Se eles se matassem, o único vivo seria justamente o ausente. Essa a grande incógnita de ontem a partir das 19h, quando Lula enfim desfez o suspense, o ir ou não ir. Ele não foi, e tudo dependia da inteligência da oposição. Aí morava o perigo."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu