Manchetes do dia

Sexta-feira, 18 / 08 / 2006

Folha de São Paulo:
“Acordos salariais batem inflação, diz Dieese”
Os trabalhadores conquistaram aumento real de salário em 81,9% dos acordos salariais negociados no primeiro semestre deste ano. Foram analisados 271 acordos e convenções coletivas de categorias profissionais com data-base entre janeiro e junho de 14 Estados. A maior parte dos aumentos concedidos, porém, ainda está na faixa de até um ponto percentual acima da inflação. No primeiro semestre de 2005, os trabalhadores haviam conseguido ganho real (descontada a inflação) em 67,4% das 457 negociações estudadas. O resultado divulgado ontem é o melhor obtido nas negociações salariais desde 1996, ano em que o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) começou a pesquisar os reajustes concedidos no país. No levantamento, 95,6% dos acordos (259) conseguiram zerar ou superar a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE nos 12 meses anteriores a cada data-base. Em 2005, esse percentual foi de 85,1%.
Apenas 4,4% dos acordos (12) feitos de janeiro a junho deste ano não conseguiram repor as perdas da inflação nos salários. No mesmo período de 2005, esse percentual foi de 14,9%. Em 2003, considerado o pior ano para as negociações salariais, três em cada dez acordos não conseguiam sequer recompor as perdas do INPC. Os trabalhadores conquistaram aumento real de salário em 81,9% dos acordos salariais negociados no primeiro semestre deste ano. Foram analisados 271 acordos e convenções coletivas de categorias profissionais com data-base entre janeiro e junho de 14 Estados. A maior parte dos aumentos concedidos, porém, ainda está na faixa de até um ponto percentual acima da inflação. No primeiro semestre de 2005, os trabalhadores haviam conseguido ganho real (descontada a inflação) em 67,4% das 457 negociações estudadas.
O resultado divulgado ontem é o melhor obtido nas negociações salariais desde 1996, ano em que o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) começou a pesquisar os reajustes concedidos no país. No levantamento, 95,6% dos acordos (259) conseguiram zerar ou superar a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE nos 12 meses anteriores a cada data-base. Em 2005, esse percentual foi de 85,1%. Apenas 4,4% dos acordos (12) feitos de janeiro a junho deste ano não conseguiram repor as perdas da inflação nos salários. No mesmo período de 2005, esse percentual foi de 14,9%. Em 2003, considerado o pior ano para as negociações salariais, três em cada dez acordos não conseguiam sequer recompor as perdas do INPC.


O Globo:
“TSE diz que candidatos fazem propaganda enganosa na TV"
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio de Mello, advertiu os eleitores para a "propaganda enganosa" veiculada no horário de TV e rádio e disse que não se deve votar "em quem promete o que não pode cumprir". Marco Aurélio recomendou que não se vote em nenhum candidato sobre o qual pairem suspeitas, mesmo sem condenação judicial. "Se estou em dúvida quanto ao perfil de um certo candidato, devo escolher outro em relação ao qual não tenha quaisquer dúvidas", disse. Á noite, o tribunal decidiu multar o presidente Lula em R$ 900 mil por propaganda eleitoral fora de época. Lula terá de pagar a multa com recursos próprios. Seu advogado vai recorrer ao STF.


O Estado de São Paulo:
“Exército do Líbano volta ao sul; ONU faz apelo”
O Exército do Líbano iniciou ontem a ocupação da região sul do país, conforme prevê a Resolução 1.701 da ONU, aprovada para suspender os conflitos entre o grupo xiita Hezbollah e Israel. É a primeira vez, desde 1968, que os militares libaneses estão presentes na região. Eles foram recebidos com euforia por parte da população. O Exército pretende completar hoje o deslocamento de 15 mil soldados para o sul. A eles deverão se juntar uma força multinacional de outros 15 mil soldados, ainda em formação. A ONU fez um apelo aos países membros para que se comprometam com urgência a enviar tropas para ampliar a atual força de paz no Líbano, a Finul, anunciou o envio de 200 militares em caráter de urgência, oferta que desapontou outros países. Um sinal da volta gradual do Líbano à normalidade foi a retomada dos vôos comerciais no aeroporto de Beirute.


Jornal do Brasil:
“PM usa 420 homens em bloqueio a Copacabana”
Para conter o avanço da violência na orla e reforçar a proteção de turistas, a Polícia Militar ampliará o esquema de segurança na região de Copacabana nos fins de semana a partir de 7 de setembro. Cerca de 420 homens, 84% do efetivo do 19° BPM, vão se espalhar pela praia e ruas internas. Hoje, apenas 230 soldados circulam entre o Leme e o Recreio. A montagem do círculo de proteção é urgente. Dois grupos de estrangeiros se somaram ontem às vítimas de assaltos na área. No mais violento, funcionários do governo chinês foram agredidos por ladrões na Avenida Atlântica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu