Notícias da Prefeitura


Eduardo César ao lado de fiéis aliados, discursa na Santa Casa

Prefeitura entrega obras na área de saúde

A Prefeitura de Ubatuba inaugurou, nesta quarta-feira, 4, quatro centros de diferentes tipos de atendimentos à saúde. Entre elas, a entrega da reforma e adequação do Pronto Socorro e Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba. Foram inaugurados também a Unidade Materno-Infantil e Pronto Atendimento Dr. Affonso de Faria Fraga, o Centro de Apoio Psicossocial e o Centro de Referências e
Especialidades.

Reestruturação na Sala de Urgência

Entre as diversas mudanças realizadas na Santa Casa, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação. A sala, que antes tinha apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, recebeu cinco novos conjuntos de equipamentos. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização. Os serviços de Pronto Socorro e Pronto Atendimento foram separados, visando melhorar o atendimento aos pacientes de ambos.
Uma presença ilustre na inauguração das reformas da Santa Casa foi do representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Arthur Chioro. Em discurso, Arthur contou que, durante muitos anos, lidou com Santas Casas de diversas cidades do Brasil. Segundo ele, essa entidade foi criada inicialmente para atender à população carente e ser mantida pela elite. Com o aumento da população, a Santa Casa transformou-se em hospital geral, surgindo então a necessidade de se criar convênios com os governos. “O encarecimento da medicina, a modernidade dos equipamentos e o aperfeiçoamento do corpo clínico são fatores que geram grande complexidade administrativa. Ubatuba vive hoje uma oportunidade rara de enfrentar um dos maiores problemas que o Brasil tem atualmente. Administração profissional e parceria entre o Poder Público Municipal e as diversas esferas da sociedade formam, juntos, um investimento social da maior magnitude.”

Novo conceito de atendimento

O Posto de Saúde da região central, situado na Av. Rio Grande do Sul, 710 ganhou uma Unidade Materno-Infantil toda estruturada e decorada para receber crianças. Além da brinquedoteca, todas as paredes foram pintadas com temas que homenageiam as famílias caiçaras e o ambiente em que vivem. Segundo o secretário de saúde, Marcos da Silveira Franco, esse espaço foi ambientado para amenizar a imagem que as crianças têm sobre hospitais e a assistência de saúde. “A Unidade Materno-Infantil é também um centro de promoção e informação sobre a saúde da família. Nós planejamos esse espaço para que as pessoas sintam-se bem num ambiente agradável”.
Nesse mesmo endereço passa a funcionar também um pronto-atendimento, com sala de observação, de aplicação de medicamentos e curativos. O prefeito Eduardo César afirmou que se sente honrado em participar desse processo de humanização da saúde pelo qual Ubatuba está passando neste momento. “Tenho acompanhado o empenho dos profissionais da saúde e de voluntários para que essas melhorias sejam concluídas. Ações como essas fazem com que tenhamos uma cidade melhor. Não estamos inaugurando obras e sim, um novo conceito de atendimento para a cidade que amamos.”

Centro de Atenção Psicossocial

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) está funcionando em novo espaço. Antes, ele funcionava anexo ao Ambulatório de Saúde Mental de Ubatuba. Dr. Marcos explica que, por se tratar de um Centro que visa restabelecer o contato de pacientes que sofrem de distúrbios psíquicos com a sociedade, o Caps deve ter uma estrutura que lembre uma casa, que aproxime os pacientes do convívio e possibilite a socialização.
Os profissionais de Saúde Mental desenvolvem junto aos pacientes atividades de culinária, artesanato, arte-terapia, exercícios físicos programas culturais e eventos sócio-educativos para promover o envolvimento com a comunidade. Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Cortes afirmou que Ubatuba é um dos municípios com menores índices de internações psiquiátricas, graças ao trabalho desenvolvido pelos profissionais do Caps. “Um equipamento de Saúde Mental como o Caps merece um espaço próprio para desenvolver suas atividades com plenitude,” afirmou Dr. Ricardo. O novo Caps está funcionando na Rua Maranhão, 396, Centro.

Centro de Referências e Especialidades

A população ubatubense poderá contar agora com um Centro de Referências e Especialidades reestruturado com novos serviços e espaço exclusivo. Funcionando na Rua Cunhambebe, 703, esse Centro conta com especialistas nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, cirurgia geral e neurocirurgia. Além disso, a comunidade pode contar com o Centro de Referências que oferece informações e apoio a pacientes com Aids, tuberculose, hanseníase e câncer. “Os médicos especialistas de Ubatuba agora terão um espaço para desenvolver suas funções. É uma grande conquista da sociedade que está vendo o dinheiro público sendo aplicado em espaços físicos adequados para dar um atendimento de saúde digno aos cidadãos”, afirmou o vereador Charles Medeiros, que acompanhou todas as inaugurações.

Planos para 2006

Apesar das inaugurações ocorridas no mês de outubro do ano passado e dessas que aconteceram nesta quarta-feira, 4, o Secretário Dr. Marcos considera que a rede de Unidades de Saúde de Ubatuba ainda está sucateada. “A situação de Ubatuba em relação à saúde não difere da maioria das cidades do Brasil. Quando assumimos a Administração, 40% dos móveis era mantida em pé por blocos. Aos poucos, estamos revertendo esse quadro. Das 24 unidades que temos, 11 foram recuperadas até agora. Para o ano de 2006, serão reformadas quatro e mais quatro serão construídas. Nosso objetivo é humanizar o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho dos funcionários.” PMU



Vôlei de Ubatuba quer repetir a dose em 2006

O ano de 2005 foi muito bom para o vôlei de Ubatuba em todas as categorias que disputou, tanto na Livovali quanto nos Jogos Regionais. O infantil feminino ficou em segundo lugar na série prata, que foi vencida por Mogi das Cruzes e o Infantil masculino também ficou com a prata. Outra medalha de prata veio com a equipe Mirim masculino, enquanto o Juvenil masculino ficou na quarta posição.

Ouro e destaques

O primeiro ouro da Livovali veio para Ubatuba com a equipe Infanto juvenil masculino que o conquistou vencendo as duas partidas do play off final contra Mogi. Também o Mirim feminino venceu as duas partidas contra o Tênis Clube de São José dos Campos e terminou a competição em primeiro lugar. Para completar, o pré-mirim masculino foi campeão do festival da categoria, vencendo duas das três etapas do torneio.
Além disso mais 10 atletas de Ubatuba foram escolhidos pela Liga, como destaque em suas categorias, sendo que Márcio Vieira Júnior e Alexandre Clarindo de Souza receberam duas premiações. O técnico Marcos Jardim, das equipes masculinas, recebeu o troféu Fair Play.


Confira a lista dos atletas de Ubatuba que foram premiados:

Infanto Juvenil masculino: Atacante - Antonio Pinto Netto; Bloqueio - Rennan Marcel Prado dos Santos; Levantador - Marcio Vieira Junior
Infantil masculino: Atacante - Derek Kurt Moyzesczyk; Bloqueio - Renan Leite Souza de Oliveira; Levantador - Marcio Vieira Junior
Infantil feminino: Passe - Greice Kelly Graça
Mirim masculino: Atacante - Alexandre Clarindo de Souza; Bloqueio - Pedro Henrique Coelho Martins; Passe - Alexandre Clarindo de Souza
Mirim feminino: Bloqueio - Anny Caroliny Alves Ramos; Levantadora - Luísa Vilas Boas Cardoso
Troféu Fair Play - Marcos Antonio Jardim

Jogos Regionais

O vôlei de Ubatuba disputou os 49º Jogos Regionais em Caraguatatuba com as equipes masculina e feminina e conquistou a quarta posição.

Planejamento

O secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencourt Jr., acredita que o vôlei manterá o mesmo ritmo em 2006. “Formamos uma boa base em 2005 e grande parte dos jogadores serão mantidos neste ano”, disse Bittencourt. “Conseguimos chegar as semifinais em praticamente todas as categorias que o vôlei disputou e com isso, os adversários nos terão como a ser vencida. Os nossos treinadores, porém, conhecem bem seus atletas e acredito que algumas pratas podem virar ouro em 2006,” prevê o secretário. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu