Editorial

Um dia memorável

Ontem foi um dia do qual não esquecerei. Pela segunda vez em minha vida adentrei a uma delegacia como parte envolvida, nas outras dezenas ou centenas de vezes fui em busca de notícias. No primeiro caso reclamei do furto de meu carro. Para acionar o seguro havia a necessidade de lavrar um boletim de ocorrência. Como é do conhecimento dos leitores do Ubatuba Víbora, a Prefeitura está construindo uma cobertura para a Feira de Artesanato da Praia do Cruzeiro, também conhecida como “Feira Hippie”. A obra, que segundo a Prefeitura, foi locada erradamente no início, teria de derrubar uma amendoeira situada ao lado da amendoeira centenária e do Cruzeiro. Sempre me posicionei contra o corte da árvore. Nunca fui contra a cobertura. Abomino a tenda que será erguida e que vai cortar a vista do mar. Para o seguimento da obra a árvore precisava cair. Alguma desculpa para tirá-la haveria de ser dada. Bingo! Exatamente às 17:31h de ontem, recebi um e-mail da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Dava conta de que a árvore em questão era uma ameaça à cidade, conforme atestaram autoridades em árvores. (Postado abaixo) Estava doente, irremediavelmente doente, pondo em risco a integridade dos cidadãos desta laboriosa comunidade. Era urgente que fosse abatida. Procurei um amigo do PV para dar ciência do fato. Em outras localidades do Brasil o PV se preocupa com árvores. Ele ficou surpreso e disse que o partido iria se posicionar. Satisfeito fui para o local onde haveria o corte. Ao chegar constatei que o fato já havia ocorrido. Empunhei a câmera fotográfica e aí começaram os problemas. No local se encontravam autoridades municipais. Principiei a fotografar a árvore. Inicialmente tentaram impedir. Após me identificar como Imprensa e furar o bloqueio consegui algumas fotos. A coisa começou a esquentar no momento em que apontei a câmera para as autoridades. Munidos do parecer de um “expert” e cobertos por uma decisão da Justiça, porque haveriam de ter medo de fotos? Figuras públicas perdem a privacidade. Há um preço a pagar pela notoriedade. Visivelmente transtornado um assessor do prefeito avançou contra mim. Volto a afirmar, visivelmente transtornado. Momentos antes havia investido contra o advogado Thomas De Carle, que também tirava fotos no local. Com rosto crispado avançou uma vez, duas vezes e na terceira, procurando proteger a câmera, estiquei o braço e o contive. Tentando dar vazão à frustração, ao perceber que a informação chegaria ao povo, fui ameaçado de processo. Ele disse que foi agredido. Eu o contive, o que é bem diferente de agressão. Fui aconselhado por amigos a procurar a Delegacia de Polícia e lavrar um boletim de preservação de direitos. Foi o que fiz. Momentos depois chegaram os demais participantes da cena lamentável. Ainda tentei demover o transtornado assessor de envolvimentos com a Justiça. Ele replicou que jamais, vai até o fim. Em sendo assim, vamos até o fim. Balanço final. A árvore foi derrubada, volto a colocar aqui o que disse para as autoridades presentes ao evento e que posteriormente pedi para que constasse nos autos da ocorrência policial.
- Vocês são criminosos. O que aconteceu hoje nesta praça foi um crime ambiental de grande monta.

Sidney Borges

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu