Santa Casa


Com os novos equipamentos o atendimento será mais eficaz

Secretaria de Saúde inaugura obras em Ubatuba

Inaugurações acontecem nesta quarta-feira, 4; a principal delas é a reforma e adequação do Pronto Socorro da Santa Casa

A Secretaria Municipal de Ubatuba inaugurará, no próximo dia 4, quarta-feira, quatro centros de diferentes tipos de atendimentos na cidade. Entre as obras maior relevância está a entrega da reforma e adequação do Pronto Socorro e Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba, que acontecerá por volta das 9:30h. Serão inaugurados também: a Unidade Materno-Infantil e Pronto Atendimento Dr. Affonso de Faria Fraga, o Centro de Apoio Psicossocial e o Centro de Referências e Especialidades.

Santa Casa

Entre as diversas mudanças realizadas na Santa Casa, a Sala de Urgência passou por uma completa reestruturação. A sala, que antes tinha apenas um leito, uma bomba de fusão e um cardioversor, recebeu cinco novos conjuntos de equipamentos. Além disso, toda a área do Pronto Socorro foi azulejada. Trocou-se o telhado e o piso e melhorou-se a iluminação. As mesas dos consultórios foram substituídas por de granito, que proporciona melhor higienização. Os serviços de Pronto Socorro e Pronto Atendimento foram separados, visando melhorar o atendimento aos pacientes de ambos.

Unidade Materno-Infantil e Pronto Atendimento

O Posto de Saúde da região central, situado na Av. Rio Grande do Sul, 710 ganhou uma Unidade Materno-Infantil toda estruturada e decorada para receber crianças. Além da brinquedoteca, todas as paredes foram pintadas com temas que homenageiam as famílias caiçaras e o ambiente em que vivem. Segundo o secretário de saúde, Marcos da Silveira Franco, esse espaço foi ambientado com o objetivo de desmistificar o estigma ruim que as crianças têm sobre hospitais e a assistência de saúde. “A Unidade Materno-Infantil é também um centro de promoção e informação sobre a saúde da família. Nós planejamos esse espaço para que as pessoas sintam-se bem num ambiente agradável”. Nesse mesmo endereço passa a funcionar também um pronto-atendimento, com sala de observação, de aplicação de medicamentos e curativos.

Centro de Apoio Psicossocial

O Centro de Apoio Psicossocial (Caps) está funcionando em novo espaço. Antes, ele funcionava anexo ao Ambulatório de Saúde Mental de Ubatuba. Dr. Marcos explica que, por se tratar de um Centro que visa restabelecer o contato de pacientes que sofrem de distúrbios psíquicos com a sociedade, o Caps deve ter uma estrutura que lembre uma casa, que aproxime os pacientes do convívio e possibilite a socialização. Os profissionais de Saúde Mental desenvolvem junto aos pacientes atividades de culinária, artesanato, arte-terapia, exercícios físicos programas culturais e eventos sócio-educativos para promover o envolvimento com a comunidade. O novo Caps está funcionando na Rua Maranhão, 396, Centro.

Centro de Referências e Especialidades

A população ubatubense poderá contar agora com um Centro de Referências e Especialidades reestruturado com novos serviços e espaço exclusivo. Funcionando na Rua Cunhambebe, 703, esse Centro conta com especialistas nas áreas de dermatologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, cirurgia geral e neurocirurgia. Além disso, a comunidade pode contar com o Centro de Referências que oferece informações e apoio a pacientes com Aids, tuberculose, hanseníase e câncer.

Planos para 2006

Apesar das inaugurações ocorridas no mês de outubro do ano passado e dessas que acontecem nesta quarta-feira, 4, o Secretário Dr. Marcos considera que a rede de Unidades de Saúde de Ubatuba ainda está sucateada. “A situação de Ubatuba em relação à saúde não difere da maioria das cidades do Brasil. Quando assumimos a Administração, 40% dos móveis era mantida em pé por blocos. Aos poucos, estamos revertendo esse quadro. Das 24 unidades que temos, 9 foram recuperadas até agora. Para o ano de 2006, serão reformadas quatro e mais quatro serão construídas. Nosso objetivo é humanizar o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho dos funcionários.”
As inaugurações estão programadas para começar a partir das 9h. A primeira delas será a Unidade Materno-infantil, seguida pela Santa Casa, Caps e Centro de Referências e Especialidades. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu