Manchetes do dia

Sexta-feira, 13 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Industrias de SP fecham 237 mil vagas em 5 meses"

Demissões fazem emprego no setor voltar ao nível de fevereiro de 2007

Desde outubro, quando os efeitos da crise financeira internacional começaram a ser mais sentidos no Brasil, a industria paulista fechou 236,5 mil vagas –cerca de 10% do total do setor. Com isso, o emprego na industria voltou ao patamar de fevereiro de 2007. De outubro a fevereiro, normalmente há queda no saldo de criação de vagas no Estado devido ao fim da safra de cana-de-açúcar, mas a retração foi muito superior á de anos anteriores. Em 2007 e 2008, houve perda de 35,5 mil e de 38 mil postos, respectivamente, no período. Fevereiro foi o terceiro mês seguido de recorde negativo para o setor. Só no mês passado, a industria paulista cortou 43 mil vagas. Paulo Francini, diretor da Fiesp, prevê que a partir de março o saldo de criação de empregos possa chegar, pelo menos, à estabilidade.

O Globo
"Governo estuda suspender aumento dos servidores"

Planalto e área econômica divergem mais uma vez sobre condução da crise

Com o recrudescimento da crise e a queda do PIB, o governo federal analisa suspender por tempo indeterminado os aumentos concedidos a um milhão de servidores no ano passado. Os reajustes têm impacto de R$ 29 bilhões no Orçamento de 2009. A área econômica estuda formas de acionar salvaguardas que condicionam os reajustes à disponibilidade orçamentária. Mas o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT para 2010, ainda resistem, temendo o custo político da medida. Os servidores já ameaçam fazer greve. Não é a primeira vez que a equipe econômica diverge do presidente Lula e da ministra Dilma. Isso ocorre também nas discussões sobre o pacote habitacional, no qual Dilma quer incluir casa "de graça" para a população.

O Estado de São Paulo
"Crise fecha 236 mil vagas na indústria paulista"

Após 5 meses de retração, Fiesp diz que onda de demissões está no fim

A Fiesp informou que as indústrias de São Paulo fecharam 43 mil postos de trabalho no mês passado, uma queda de 2,09% no nível de emprego em relação a janeiro. Foi o pior resultado para um mês de fevereiro desde 1994. Desde outubro, quando a crise financeira mundial se agravou, as empresas paulistas fecharam 235,5 mil postos, um corte de 8,5% em relação ao total de vagas existentes até setembro. Segundo o IBGE, a ocupação no setor industrial brasileiro em janeiro caiu 2,5% sobre o mesmo mês de 2008, o pior resultado desde 2001. Consulta da Confederação Nacional da Indústria mostra que"um terço das 431 empresas pesquisadas fará novas demissões. Para 54% dos empresários, as medidas contra a escassez de crédito têm tido efeito apenas moderado.

Correio Braziliense
"Após espancar a mulher, pai morre com a filha ao jogar avião em shopping"
Kléber Barbosa chegou em casa ao meio-dia em Aparecida de Goiânia (GO) e deu início à tragédia. Bateu na mulher, Érika, e na filha de cinco anos, Penélope. Arrastou-as para o carro e seguiu para Brasília. Perto de Anápolis, espancou novamente a mulher e a jogou na rodovia. Kléber então partiu para o ato final. Roubou um avião e voou rumo a Goiânia com Penélope. Pai e filha morreram após o monomotor cair no estacionamento do Shopping Flamboyant.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu