Manchetes do dia

Sexta-feira, o6 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"Reunião da ONU sobre a fome acaba em fracasso"
A Cúpula sobre Segurança Alimentar da FAO, braço das Nações Unidas para alimentação e agricultura, terminou sem ação alguma e quase sem palavras, contrariando o discurso do diretor-geral Jacques Diouf, que dissera ser hora de agir. O comunicado final do encontro, sucessivamente adiado, saiu no início da noite romana. No documento, considerado decepcionante, o que ficou foi um pedido de "ação coordenada e urgente" contra o impacto da alta dos alimentos e a cobrança de mais investimento na agricultura. O texto não toma partido sobre os biocombustíveis. Após três dias de debate e discursos, foram anunciadas verbas de US$ 3 bilhões para a emergência contra a fome, um décimo do que a FAO considera necessário.


O Globo
"Documentos comprovam que venda da Varig atropelou Anac"
Documentos da Anac sobre a venda da VarigLog em 2006 revelam que foram acelerados pareceres para aprovar o negócio. Em sete dias, o órgão passou a tratar como legais obstáculos que antes considerava capazes de paralisar a operação. Esta mudança, segundo denúncia da ex-diretora da Anac Denise Abreu, foi conseqüência de pressão da ministra Dilma Rousseff. O juiz José Paulo Magano, de São Paulo, a princípio, viu no caso "ilícito penal" e enviou sua investigação à Procuradoria. A VarigLog pode perder a concessão se, em 30 dias, não provar que seu capital é nacional. Para evitar CPI, o governo concordou com a ida de Denise ao Senado.


O Estado de São Paulo
"Dilma impediu contestação da Infraero no caso Varig"
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, operou para impedir a Infraero contestasse a venda da VarigLog para o fundo americano Matlin Patterson e três sócios brasileiros. Pessoas que acompanharam o negócio revelam ao repórter Leonêncio Nossa que, em 25 de junho de 2006, dois dias após a Anac ter aprovado o negócio, Dilma telefonou para o então presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira.Ele dera entrevistas lembrando que a lei limita em 20% a participação de capital estrangeiro em empresas aéreas e criticando a Anac por ter liberado a venda sem exigir comprovação da origem do dinheiro dos compradores. "Você não tem que se meter nisso, você exorbitou na sua função" disse Dilma ao brigadeiro. O ex-presidente da Infraero confirma ter recebido o telefonema da ministra, mas prefere não dar detalhes da conversa.


Jornal do Brasil
"Brasileiro é predador do meio ambiente"
Em matéria de educação ambiental, o brasileiro só é aprovado quando sente no bolso, revela pesquisa da organização WWF Brasil. Os números informam que, se o mundo inteiro adotasse o comportamento de 45% da população brasileira, seriam necessários três planetas para recompor os recursos naturais. O uso racional de alimentos e transportes se deva mais a questões econômicas do que à conscientização. "O consumo já é insustentável entre as classes A e B", sugere a secretária executiva da ONG, Denise Ham.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu