Ditaduras

Corte iraniana confirma condenação de jornalista por "propaganda contra o Estado"

Redação Portal IMPRENSA (original aqui)
Uma corte do Irã confirmou uma sentença de três anos e meio de prisão e cinquenta chibatadas contra um jornalista e cineasta condenando, no entendimento do governo, por propaganda contra o Estado e por insultos ao líder supremo do país.

Preso no fim do ano passado após postar em sua página pessoal na Internet cartas consideradas desrespeitosas ao aiatolá Ali Khameneni e a outras autoridades iranianas, Mohammad Nourizad teria sido ainda espancado ao chegar à penitenciária, onde deu início à greve de fome.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a confirmação da sentença do cineasta pode ser um sinal de que o governo do Irã não será tolerante a eventuais protestos por conta do aniversário de um ano da polêmica eleição presidencial que levou milhares de oposicionistas ao presidente Mahmoud Ahmadinejad às ruas de Teerã em 12 de junho de 2009.

Na semana passada, o cineasta Jafar Panahi, correligionário do líder opositor Mirhossein Mousavi, foi libertado, mediante pagamento de fiança, após ficar mais de dois meses e meio preso. Mousavi também fez greve de fome para protestar contra sua prisão.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu