Teorema

Coisas d'antanho e d'além mar

Sidney Borges
Consta que em 1813 formosa viúva da cidade de O Porto enamorou-se de um cadete da armada. Algumas semanas após o encontro inicial o jovem saiu a navegar. Quis o destino que a gentil senhora, cujo coração era volúvel, se enamorasse de outro cadete, desta vez do exército. Quando o infante oficial dos mares retornou soube pela voz do povo que estava a ser corneado.

Procurou o rival e lançou-lhe a luva ao rosto. Marcaram dia e hora e saíram a duelar de florete. Ao ver o espetáculo pouco alvissareiro a pícara lusa interpô-se entre os litigantes de forma a ser trespassada pelas espadas de ambos, que também tombaram mortos.

Uma tragédia, não escapou ninguém.

No cemitério fizeram um arranjo peculiar, enterrando os três em túmulos quadrados. A área ocupada pelo dela era igual às áreas dos deles somadas.

A partir desse dia em Portugal o povo passou a dizer que "o quadrado da hipócrita lusa é igual à soma dos quadrados dos cadetes" e isso veio a facilitar a vida dos estudantes do liceu ao tomar contato com as artes geométricas de Pitágoras.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu