Energia

Angra 2 está entre as melhores usinas nucleares do mundo

Aben
O desempenho de Angra 2 em 2009 a colocou entre as usinas nucleares mais produtivas, seguras e confiáveis do mundo. De acordo com a publicação americana “Nucleonics Week”, especializada em energia nuclear, a unidade ocupou, no ano passado, o 33º lugar em produção entre as 436 usinas em operação em todo o planeta. Além disso, em relação aos indicadores de desempenho da World Association of Nuclear Operators (Wano), Angra 2 ficou em 21º lugar numa comparação com as 50 melhores usinas americanas.

A usina brasileira fechou 2009 com uma geração de 10.153.593,49 megawatts-hora (MWh), colocando-a entre as unidades de melhor performance no ranking da “Nucleonics Week”, publicado no início do mês. Essa energia é suficiente para abastecer Brasília e Belo Horizonte durante cerca de um ano. O resultado de Angra 2 teria sido ainda melhor se a usina tivesse utilizado toda a sua capacidade produtiva durante o ano. Apesar de apresentar fator de disponibilidade de 92,24% – tempo em que a usina esteve disponível para gerar 100% de sua capacidade – o Operador Nacional do Sistema (ONS) não solicitou à Eletronuclear a geração de todo esse potencial. Caso isso tivesse acontecido, Angra 2 teria gerado 10.908.302 MWh e seria a 14ª usina nuclear de maior produção em 2009.

Já os indicadores da Wano refletem o grau de confiabilidade e segurança das usinas nucleares em todo o mundo. Angra 2 obteve resultados iguais ou superiores à média em 11 dos 13 parâmetros propostos pela associação. O indexador desenvolvido pela entidade combina indicadores como fator de disponibilidade, indicador químico, desligamento automático, exposição coletiva à radiação e número de acidentes industriais. Angra 2 obteve um índice de 99,05 pontos, pontuação maior que a média obtida pelas 104 usinas americanas (87,4 pontos) e as 15 usinas com projeto alemão, situadas dentro e fora da Alemanha. Além de ficar em 21º lugar, em comparação com as usinas americanas, a unidade brasileira ficou em 1º lugar, se comparada às alemãs.

O superintendente de Angra 2, Antonio Carlos Mazzaro, afirma que a performance da usina é uma demonstração de que a energia nuclear é uma fonte limpa, que opera com alto índice de segurança, confiabilidade e disponibilidade. “A geração nuclear tem um papel importante a desempenhar na expansão da matriz elétrica brasileira. O bom desempenho de Angra 2 é uma confirmação disso”, ressalta.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu