Visitas

Silas Azocar/PMI
Navios e mais navios...
Sidney Borges
A foto saiu no Imprensa Livre ilustrando matéria de Acácio Gomes. A legenda que a acompanha resume o que virá: Ilhabela pode receber apenas três navios por dia, de acordo com determinação da Marinha do Brasil.
Nesta temporada Ilhabela tem 146 visitas programadas. Isso dá 49 dias a 3 navios por dia, quase dois meses. A capacidade de receber embarcações da bela Ilhabela está esgotada. E o turismo embarcado está bombando como diria meu amigo Sérgio Caribé.
Navios modernos e econômicos permitiram o acesso da classe média aos passeios marítimos. Nos suplementos de turismo dos jornais é fácil verificar que o financiamento de um cruzeiro de 4 dias, com tudo incluído, tem prestações que não custam mais do que uma pizza. O armador lota o navio e lucra, o passageiro paga pouco e se diverte. Bom negócio.
Davi Allan Mc Neil, representante da Royal Caribbean (Splendour of the Seas e Vision of the Seas) e da CVC (Zenith), afirma: "Ubatuba tende a se firmar como ponto de parada de navios de passageiros. E o seu ponto forte será, como Ilhabela, o receptivo e a venda de excursões”.
A expansão da economia coloca Ubatuba como bola da vez. A cidade recebeu visitas experimentais. Em breve serão dois ou três navios por semana e num futuro não distante três navios por dia.
Centenas de visitantes diariamente, a maioria querendo passear, ver novidades, conhecer praias. O receptivo vai ser o xis da questão. Um desafio.
Como dizia Isaac, meu saudoso amigo judeu: "o negócio tem de ser bom pros dois lados, senão o freguês não volta."
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