Divagando

Cinema e realidade

Sidney Borges
Dando uma zapeada na TV, esperando o sono, parei num filme de espionagem. Película recente, não me lembro do título, mas é sobre uma dupla de espiões agindo no Oriente Médio. Um permanece nos Estados Unidos monitorando o outro via satélite e traquitanas tecnológicas.

Roteiros elaborados e efeitos especiais fazem o cinema parecer verdade. Mas que ninguém se iluda. Na vida real o buraco é mais embaixo.

Com todos os bilhões de dólares empregados em "inteligência" e com todo o aparato tecnológico que custa aos contribuintes outros bilhões de dólares, os Estados Unidos só escaparam de ter um avião derrubado por falta de habilidade.

O terrorista encarregado da ação era amador, em vez de misturar os componentes explosivos ateou fogo ao próprio corpo. O cheiro de churrasco alertou a tripulação que o dominou.

Na Somália piratas mantém dezenas de navios seqüestrados. Os satélites dos filmes só funcionam em Hollywood. Aviões invisíveis e bombas inteligentes são peças de ficção.

Meia dúzia de africanos esquálidos, munidos de fuzis AK-47 e lanchas velozes continuam apresando cargueiros, petroleiros e até veleiros.

Onde estão 007 e Ethan Hunt, de tantas missões impossíveis?

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu