Fé na ditadura

Frei Betto, a blogueira e Cuba

Trecho de artigo do Observatório da Imprensa (original aqui)
Frei Betto diz que Yoani Sanchez tem todo o direito de criticar Cuba e o governo de seu país, mas pensa que "somente ingênuos acreditam que se trata de uma simples blogueira". Ele atribui as agressões que ela diz ter sofrido a fantasias para se transformar em vítima do regime.

A resistência de Cuba incomoda e muito. Sobretudo quando se sabe que voluntários cubanos estão trabalhando em mais de 70 países, como médicos e professores", diz Frei Betto.

Para ele, o capitalismo – que exclui 4 bilhões de seres humanos de seus benefícios elementares – não é capaz de suportar o fato de que 11 milhões de habitantes de um país vivam com dignidade e com os três direitos fundamentais humanos, que são o alimento, a saúde e a educação. E conclui: "Em Cuba existe pobreza, mas não há miséria e os cubanos podem se orgulhar com o cartaz no aeroporto de Havana que diz: `Esta noite, 200 milhões de crianças vão dormir na rua mas nenhuma delas é cubana´.


Nota do Editor - A exclusão presente em muitos países capitalistas é de causar repulsa. O texto de Frei Betto deveria dar aos governantes vontade de reverter o quadro sombrio. Das ruas brasileiras, por exemplo. Nos países do norte da Europa, onde o capitalismo avançou, não existem crianças abandonadas dormindo ao relento. E há liberdade de ir e vir. Liberdade, calcanhar de Aquiles da ditadura do proletariado. Um deles, há outros. Hipocrisia... (Sidney Borges)

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu