Romário

Fim de linha

Sidney Borges
Em Memorial de Aires, Machado de Assis faz um breve preâmbulo das qualidades de um personagem: "Dom Carmo possui o dom de falar e viver por todas as feições". O que significa dom? Segundo o Aurélio é um dote ou qualidade natural inata. Dá ao possuidor poder e privilégios.

Desde que fomos expulsos do Paraíso, nós, mortais, precisamos ganhar a vida com o suor do rosto. Isto é, nem todos, há alguns ungidos pelos deuses que vêm ao mundo com a vida ganha e só precisam exibir seus dons.

Romário nasceu com o dom de fazer gols. Fez muitos. No Brasil, na Holanda, na Espanha, por onde passou foi idolatrado e venerado como um deus do futebol. Alguém lá em cima gosta dele.

Mas o dom de Romário é especial, de curta duração. Assim como o suceder dos dias sulca as faces dos comuns, dificulta os movimentos dos especiais. O fluxo temporal diminui a velocidade, os reflexos deixam de surpreender. De craque o jogador excepcional transmuta-se em comum, medíocre, embora jamais venha a ser um perna-de-pau, atributo da maioria.

Mas a vida é inexorável, um dia o dom acaba.

O dom de Romário está nos estertores, ele ainda poderá jogar um ou dois anos, mas jamais voltará a brilhar. Ontem a cobertura do craque foi leiloada para saldar dívidas. Oito milhões de reais. Romário agora é um homem comum e oito milhões de reais é uma quantia inacessivel à maioria dos homens comuns. O craque parece não saber disso, ainda não se deu conta de que as coisas mudaram.

Um dia a ficha vai cair, como diz o povo, espero que nesse momento de espanto haja dinheiro para a velhice.

Romário me deu muitas alegrias, não gosto de vê-lo em dificuldades.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu