Manchetes do dia

Sábado, 15 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Governo veta propaganda de antigripal"

Segundo a Anvisa,objetivo é evitar que o consumo dos remédios mascare a gripe suína, o que pode adiar o diagnóstico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a propaganda de antigripais no país. A medida atinge todos os remédios analgésicos e antitérmicos, como Aspirina, Tylenol e Novalgina.
O objetivo, segundo a Anvisa, é evitar que o consumo dessas substâncias mascare os sintomas da gripe suína, o que pode adiar o diagnóstico da doença. Os laboratórios prometem seguir a medida.
Segundo a Anvisa, um médico deve ser procurado para eventual tratamento de gripe suína sempre que o paciente tiver febre repentina superior a 37,5ºC, tosse e ao menos outro sinal de gripe.
A orientação geral é que, antes de tomar qualquer remédio, a pessoa consulte sempre um médico. Caso isso não seja possível, um farmacêutico deve informar sobre os medicamentos.
Médicos afirmam que a determinação da Anvisa deveria ser permanente. Segundo eles, a publicidade estimula o consumo incorreto dos medicamentos que não necessitam de prescrição.
Os professores particulares de SP recorreram ao Ministério Público do Trabalho para pedir que as grávidas sejam temporariamente afastadas das aulas.

O Globo
"Governo proíbe propaganda de remédios contra a gripe"

Para Anvisa medicamentos podem prejudicar diagnóstico da Influenza A

O aumento de casos de gripe suína levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspender a veiculação de todo tipo de propaganda de remédios contra febre e dores, usados para combater a gripe comum, conforme antecipara Ancelmo Gois em sua coluna. A resolução, por tempo indeterminado, atinge medicamentos que são vendidos sem necessidade de receita médica, como aqueles à base de ácido acetilsalicílico, dipirona sódica, paracetamol e ibuprofeno. O presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, explicou que a decisão foi tomada para evitar que as pessoas sejam incentivadas a ingerir medicamentos que podem prejudicar o diagnóstico da gripe suína. O infectologista Edmilson Migowski disse que a medida é inócua.

O Estado de São Paulo
"Sarney sabia dos atos secretos, diz ex-diretor"

Ralph Siqueira afirma que avisou senador em maio sobre os boletins

Ralph Siqueira, ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, disse que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), foi informado no fim de maio sobre a existência de atos secretos. Além disso, segundo Siqueira, Sarney também sabia que esses atos haviam sido discretamente publicados, naquele mês, na rede administrativa do Senado. As declarações contradizem Sarney, que havia subido à tribuna, em 16 de junho, para dizer que não sabia o que era um ato secreto. “Ele sabia”, disse Siqueira ao Estado. Segundo o ex-diretor, Sarney teria até confirmado que anularia um desses atos, referente ao reajuste de salário dos chefes de gabinetes de secretarias. Siqueira disse ter avisado todos os seus superiores sobre os atos e que está sendo responsabilizado sozinho. “Estou sendo penalizado por ter revelado, não por ter omitido.”

Jornal do Brasil
"Metade dos antibióticos é vendida sem receita"

Anvisa suspende a propaganda de remédios contra a gripe

Principal combustível da automedicação, a publicidade recebeu ontem um ataque da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que suspendeu temporariamente a propaganda de medicamentos contra a gripe suína no Brasil. A proibição vale para remédios antitérmicos e analgésicos. O país exibe hoje números preocupantes: metade dos antibióticos é vendida sem receita médica. No caso dos anti-inflamátorios, esse percentual chega a 60%. Segundo a Anvisa, a automedicação responde por um a cada quatro casos de intoxicação de pacientes. Em visita a farmácias, o JB comprovou na prática a tendência nacional, ao verificar a venda, sem receita, de remédios com tarja vermelha de prescrição.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu