Manchetes do dia

Sábado, 01 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Gripe suína é mais perigosa para grávidas e hipertensos"

Risco de morte nesses grupos é 3,5 vezes maior, diz novo estudo do governo

Grávidas, cardíacos e hipertensos têm 3,5 mais risco de morrer de gripe suína que os demais atingidos, segundo análise feita pelo Ministério da Saúde que levou em conta apenas os pacientes que desenvolveram a forma mais grave da doença.
Considera-se forma grave da gripe suína aquela que, além de tosse e febre alta, apresenta dificuldade de respirar. Para o ministério, o dado reforça sua orientação para que grupos com fatores de risco sejam priorizados pelos serviços de saúde.
A análise abrange as 56 mortes registradas até o dia 29 de julho; hoje, já são 76. Nos últimos dois meses, foram confirmados, em média, 32 casos por dia. Segundo o estudo, a gravidade do vírus (H1N1) é semelhante à dos casos de gripe comum.
O ministério disse que não mudará o protocolo de prescrição do Tamiflu, antiviral usado contra a doença. Segundo o governo, ele é indicado só para pessoas com fatores de risco ou em estado grave, para que o vírus não se torne resistente.

O Globo
"Lula chama os críticos do Bolsa Família de imbecis"

E volta a defender Sarney, ameaça importar computadores e até proibir venda de jogador

Num dia em que ameaçou importar computadores para equipar escolas públicas; em que, incomodado com o desmanche do Corinthians, pediu uma lei para proibir a venda de jogadores para times estrangeiros durante a realização do Campeonato Brasileiro; e em que voltou a defender o senador José Sarney – menos de 24 horas após dizer que a crise do aliado não era problema seu - , o presidente Lula chamou ontem os críticos do programa Bolsa Família de ignorantes e imbecis. Os ataques do presidente foram feitos em Belo Horizonte, depois de ocupar palanques também no Rio. O aumento de 9,67% nos benefícios do Bolsa Família foi publicado no Diário Oficial da União e será pago a partir de setembro, provocando despesa extra de R$ 406 milhões só este ano. O governo terá de pedir aprovação de crédito suplementar ao Congresso porque o Orçamento não previa o reajuste.

O Estado de São Paulo
"‘Estado’ é censurado no caso Sarney"

Desembargador concedeu liminar em ação movida pelo filho do senador; jornal vai recorrer

O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, proibiu o Estado de publicar reportagens com informações da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal. O recurso, que pôs o Estado sob censura, foi feito por Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A decisão impõe multa de R$ 150 mil para cada reportagem, a nenhum veículo de comunicação pode citar ou usar material do Estado sobre o tema. Os advogados de Fernando querem impedir a publicação das conversas telefônicas gravadas com autorização judicial – uma delas revela envolvimento de Sarney com a contratação do namorado da neta, por meio de ato secreto. Segundo a representação, a honra da família Sarney foi ferida. Manuel Alceu Afonso Ferreira, advogado do Estado, disse que o jornal vai recorrer da decisão por entender que “há um valor constitucional maior, que é o da liberdade de imprensa”.

Jornal do Brasil
"PIB cai nos EUA, mas mercado fica eufórico"
A economia dos EUA caiu menos do que o esperado: 1%, o quarto trimestre consecutivo de baixa. Foi algo que ocorreu pela primeira vez desde o início dos registros, em 1947. A queda mostrou-se maior no consumo das famílias americanas, responsáveis por dois terços da composição do Produto Interno Bruto, o que alimentou o temor de que a recuperação possa ser lenta. No balanço final das duas leituras, porém, ficou o ânimo dos maiores mercados do mundo. As bolsas fecharam em alta. Em Nova York, os investidores usaram o resultado do PIB americano para fechar o melhor mês de julho em 20 anos.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu