Manchetes do dia

Domingo, 26 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Pequenas empresas concentram novas vagas"

Setor gerou 450 mil empregos no ano; médias e grandes cortaram 150 mil

Dados do Ministério do Trabalho mostram que, no primeiro semestre de 2009, as micro e pequenas empresas brasileiras criaram 450 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes eliminaram 150 mil vagas. O país tem 4,6 milhões de empresas, sendo 98% micro e pequenas (com até 49 funcionários e receita até R$ 10,5 milhões, segundo o governo). Elas empregam 60% da mão de obra formal. O setor pediu ao BNDES R$ 4,3 bilhões no semestre, 22% a mais que em igual período de 2008. Para analistas, embora microempresas não estejam imunes à crise, elas foram menos afetadas. Os especialistas apontam a produção voltada para o mercado interno, que vem sustentando a economia, e uma estrutura mais enxuta como fatores que explicam a resistência das empresas de pequeno porte.

O Globo
"Sob investigação, aliados de filho de Sarney mantêm cargos"

Acusados pela PF de integrar quadrilha têm postos estratégicos no governo

Apesar de terem agravado a situação de José Sarney na presidência do Senado, as investigações da Polícia Federal sobre desvio de recursos públicos e direcionamento de licitações não atingiram o poderio político e financeiro do grupo do senador. Quatro dos principais investigados pela PF – indicados pelo senador e ligados ao esquema de Fernando Sarney, seu filho já indiciado por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, entre outros crimes – continuam em cargos estratégicos no governo federal. O ex-ministro Silas Rondeau é do Conselho de Administração da Petrobras; Astrogildo Quental, diretor financeiro da Eletrobrás; Ulisses Assad, diretor de Engenharia da Valec; e Fábio Lenza, vice-presidente da CEF. Quental é acusado pela PF de ser uma espécie de tesoureiro do grupo de Fernando. Os quatro devem ser indiciados em dois inquéritos que estão para ser concluídos.

O Estado de São Paulo
"Metade das obras do PAC encarece até 100%"

Responsáveis atribuem alta a mudança de tecnologias e redesenho de projetos

Levantamento feito pelo Estado mostra que quase metade dos projetos do PAC passou por revisão no volume de investimentos nos últimos dois anos. Há casos em que o valor subiu 100%, como o Gasoduto Urucu-Coari-Manaus. Algumas obras estão na mira do Tribunal de Contas da União, com indícios de irregularidades. Segundo os responsáveis pelos projetos, o aumento dos custos é decorrente de reajustes anuais dos contratos, mudança nas tecnologias de construção e inclusão de obras não previstas no desenho original.

Jornal do Brasil
"Quando a pressa vira uma doença"

Conheça a síndrome que atinge hoje pelo menos 30% dos brasileiros

Tensão, impaciência, irritação, sono agitado, passos exageradamente rápidos – se você exibe tais sintomas, cuidado. Pode estar sofrendo da síndrome da pressa, um mal que atinge 30% dos brasileiros. Apesar da alta incidência, muitos desconhecem a doença, o que preocupa médicos, psicólogos e especialistas em problemas comportamentais.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu