Manchetes do dia

Quinta-feira, 30 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Câmbio e queda de preço derrubam lucro da Vale"

Ganho é 53,5% inferior ao do 1º trimestre; indústria de SP produz 2% mais

Afetado pelo câmbio e pela queda de preço do minério de ferro, o lucro da Vale foi de R$ 1,466 bilhão no segundo trimestre -53,5% menor que o do primeiro trimestre, já fraco devido à crise. O dado surpreendeu os analistas, que esperavam lucro de até R$ 4 bilhões.
Na comparação com o segundo trimestre de 2008, a redução do lucro foi ainda maior, de 81,5%, Foi o pior desempenho para esse período do ano desde 2003, A queda de 28,2% no preço do minério, principal produto da Vale, anulou a alta registrada nas vendas (3,6%).
Já os dados da indústria paulista, que representa 40% da produção nacional, apontam para a recuperação do segmento. Segundo a Fiesp, o setor produziu 2% mais em junho, Para Paulo Francini, diretor da entidade, "não é a salvação da lavoura, mas parou de piorar".
A confiança dos empresários, medida pela Fundação Getulio Vargas, subiu 8,2%, a segunda maior alta desde outubro de 2003. Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, é "precipitado" avaliar que a crise acabou.
Nos EUA, Barack Obama afirma que o país está no começo do fim da recessão.

O Globo
"Gripe faz Rio também adiar volta às aulas"

Eficácia da medida, válida só na rede pública, é polêmica

Apesar de terem informado na véspera que não adiariam a volta às aulas por causa da gripe, as secretarias municipal e estadual de educação do Rio decidiram ontem adotar a medida, a exemplo do que ocorrera em São Paulo. Com isso, cerca de 2,4 milhões de alunos da rede pública só retomarão às escolas no dia 10, em vez de 3 de agosto. O objetivo é evitar uma maior disseminação do vírus da doença. Especialistas, no entanto, divergem sobre a eficácia da medida. Para uns, a possibilidade de contágio de fato se reduz; outros afirmam que não há estatísticas epidemiológicas comprovando isso. Atualmente, estão internados no município do Rio 81 menores de 19 anos com suspeita de ter contraído a doença.

O Estado de São Paulo
"70% do Conselho de Ética tem ficha com problemas"

Senadores que julgarão o caso Sarney estão envolvidos em nepotismo e atos secretos, além de ações penais

Pelo menos 70% dos membros do Conselho de Ética do Senado são alvo de inquéritos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, réus em ações penais e envolvimento com nepotismo ou atos secretos nos últimos anos, informa Leandro Colon. Caberá a esses senadores, de vários partidos, avaliar na próxima terça-feira os pedidos de abertura de processo de cassação contra o presidente José Sarney (PMDB-AP). Na tropa de choque do PMDB, por exemplo, os quatro titulares - Wellington Salgado (MG), Gilvan Borges (AP), Paulo Duque (RJ) e Almeida Lima (SE) – têm alguma ligação com nepotismo, ato secreto ou investigação externa. Entre os 14 suplentes do conselho, 10 empregaram parentes, assinaram atos secretos e são alvo de inquérito. O PMDB de Sarney mais uma vez se destaca. Nem mesmo a oposição - que pede os processos contra Sarney - fica de fora. Três de seus titulares no conselho constam em atos secretos ou em casos de nepotismo.

Jornal do Brasil
"Secretários recuam e Rio adia volta às aulas"

Escolas particulares se dizem confusas e não sabem se seguirão adiamento da rede pública

Um dia depois de informarem que não haveria prorrogação das férias escolares por causa da gripe suína, as secretarias estadual e municipal de Educação voltaram atrás e decidiram adiar o retomo às aulas na rede pública, do dia 3 para o dia 10 de agosto. Na semana que vem, a questão será reavaliada e é possível haver novo adiamento. As creches municipais serão reabertas somente no dia 17, mesma data já definida pelas autoridades de São Paulo para a volta às aulas. Em meio às idas e vindas dos órgãos oficiais, as escolas particulares do Rio ainda não decidiram o que fazer. As universidades públicas estão aderindo ao novo calendário.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu