Manchetes do dia

Quinta-feira, 16 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Polícia Federal indicia filho de Sarney"

Fernando Sarney é acusado de tráfico de influência em favor de empresas privadas; empresário nega irregularidade

A Polícia Federal indiciou o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sob a acusação de, entre outros crimes, falsificar documentos para favorecer empresas privadas em contratos com estatais. Segundo a PF, o órgão mais visado foi o Ministério de Minas e Energia, controlado politicamente por seu pai.
Fernando é alvo da Operação Boi Barrica, aberta inicialmente para apurar suspeitas de caixa dois na campanha de Roseana Sarney no Maranhão; na véspera do segundo turno, ele sacara R$ 2 milhões em dinheiro. O empresário foi indiciado por formação de quadrilha, gestão irregular de instituição financeira, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Para a PF, o filho de Sarney foi "mentor intelectual" de tráfico de influência. O Ministério Público decidirá, agora, se oferece denúncia. Ouvido pela PF em São Luís, o empresário não quis dar entrevista. Ele sempre negou as acusações.

O Globo
"Lula chama senadores de pizzaiolos e abre nova crise"

Em retaliação, parlamentares rejeitam indicado para agência de águas

O presidente Lula agravou ainda mais a crise no Senado ao dizer ontem, quando comentava a criação da CPI da Petrobras, que os senadores da oposição "são bons pizzaiolos". Afogado em denúncias que envolvem diretamente o governista José Sarney, o Senado reagiu imediatamente. Por 30 votos a 20 e uma abstenção, a Casa rejeitou a recondução de Bruno Pagnoccheschi para uma diretoria da Agência Nacional de Águas, fato raro no Senado. Lula defendera a permanência de Sarney no cargo e dissera ainda que CPI só interessa a quem quer "fazer carnaval". A oposição protestou, dizendo que quem quer pizza são os aliados de Lula.

O Estado de São Paulo
"Filho de Sarney é alvo de 5 inquéritos da PF"

Fernando, que cuida dos negócios da família, foi interrogado por 6 horas

O empresário Fernando José Macieira Sarney - filho do presidente do Senado, José Sarney - foi interrogado por mais de 6 horas na Superintendência da Polícia Federal no Maranhão, informa de São Luís o enviado especial Rodrigo Rangel. Como resultado, a PF deverá encaminhar ao Ministério Público, que montou força-tarefa para cuidar do caso, os relatórios de pelo menos três inquéritos sobre as atividades de Fernando, alvo principal de investigações a respeito das empresas da família Sarney. As averiguações começaram às vésperas da eleição de 2006 e se desdobraram em cinco inquéritos, que apuram crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha e tráfico de influência, além de corrupção em setores do governo federal comandados por apadrinhados de Sarney. A filha de Fernando, Ana Clara, também está sendo investigada junto com a mãe, Teresa Murad Sarney.

Jornal do Brasil
"Carioca diminui lazer e aumenta poupança"

Pesquisa mostra que maior parcela de consumidores está cautelosa para gastar

0s efeitos da crise internacional sobre os mercados de trabalho e de crédito deixaram mais cautelosa uma parcela maior de cariocas. Segundo levantamento da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, do primeiro semestre do ano passado para cá aumentou de 28,9% para 33,3% o percentual de pessoas com sobra no orçamento. Os números confirmam a tendência à poupança: caiu o número de consumidores que pretendem gastar o excedente com lazer e cresceu o percentual de pessoas que pretendem guardar o dinheiro para uma eventualidade.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu