Manchetes do dia

Quarta-feira, 15 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"IPI menor e confiança maior puxam comércio"

Após queda, vendas avançam em 7 de 8 setores e em 23 dos 27 Estados

As vendas no varejo cresceram 0,8% em maio na comparação com abril, após dois meses de queda, anunciou o IBGE. Sete dos oito segmentos acompanhados registraram alta, com destaque para super e hipermercados, que subiu 6,7%.
Se considerados automóveis e construção civil, o avanço nas vendas chega a 3,7%. Ambos os setores, que também atuam no atacado, foram beneficiados pela redução do IPI pelo governo.
Paralelamente, a confiança do consumidor em São Paulo avançou 6,3% neste mês sobre julho de 2008, informou a Fecomercio.
Pesquisa do Programa de Administração do Varejo na cidade aponta ainda que 74,2% planejam comprar bens duráveis no trimestre.
Especialistas esperam que o crescimento se sustente graças a esse segmento.

O Globo
"Aposentados devem ganhar mais que a inflação, diz Lula"

Presidente negocia valor com sindicatos, mas equipe econômica é contra

Apesar da queda na arrecadação e da oposição da equipe econômica, o presidente Lula confirmou ontem que negocia, com centrais sindicais e políticos, um aumento real, superior à inflação, para cerca de oito milhões de aposentados e pensionistas do INSS que têm benefícios acima do salário mínimo. O aumento real seria pago em 2010, ano eleitoral. A medida foi antecipada pelo GLOBO semana passada, quando o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ser contra. Mas Lula afirmou ontem: "Estamos em negociação com as centrais sindicais para definir um novo percentual de aumento para os aposentados que ganham acima do salário mínimo na perspectiva até de ampliarmos os ganhos em relação à inflação”. O chefe da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, se reuniu com representantes de aposentados para discutir o assunto. O governo deve apresentar uma proposta concreta até 3 de agosto.

O Estado de São Paulo
"Oposição acua Sarney e governo blinda investigação"

Manobras garantem controle da CPI da Petrobrás e do Conselho de Ética

O governo mostrou ontem que tem total controle da CPI da Petrobrás e tentará barrar qualquer punição ao aliado e presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acuado por uma série de denúncias. Em manobras bem-sucedidas, governistas elegeram o senador petista João Pedro para a presidência da CPI, instalada ontem, e ainda adiou a escolha do presidente do Conselho de Ética do Senado, que será responsável por analisar as representações por quebra de decoro parlamentar contra Sarney. Embora tenha o apoio do governo, o presidente do Senado continua sob intensa pressão. Um grupo de parlamentares de PSDB, DEM, PSOL e PDT pediu, no plenário, a renúncia de Sarney do comando da Casa. "A licença já não basta", disse o senador Pedro Simon. "Se demorar mais, pode ser a cassação de mandato", acrescentou Cristovam Buarque. O senador tucano Arthur Virgílio foi enfático, ao apresentar nova representação contra o presidente do Senado no Conselho de Ética: "Sarney mentiu".

Jornal do Brasil
""Brasil agiu certo mas agora chega""

OCDE elogia o país, mas diz que é "indesejável" mais estímulo fiscal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que reúne 30 países ricos e em desenvolvimento, acha que o governo brasileiro tomou as medidas certas para combater os efeitos da crise financeira. Mas, segundo um relatório entregue ontem ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, é hora de parar com a adoção de medidas de estímulo fiscal. O temor da organização é que gastos públicos adicionais possam comprometer o orçamento do governo brasileiro. A OCDE estima um superávit primário de 2,3% do PIB neste ano. Mantega disse ontem, no entanto, que se necessário o governo cortará despesas para atingir a meta de 2,5% traçada para este ano.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu