Manchetes do dia

Terça-feira, 02 / 06 / 2009

Folha de São Paulo
"Avião com 228 a bordo some no mar no trajeto Rio-Paris"

Último contato informou pane elétrica; Aeronáutica enviou alertas de tempestade
Tripulação de voo no sentido oposto viu 'focos luminosos' no mar, segundo a TAM

Com 228 pessoas a bordo, um Airbus da Air France que saiu do Rio no domingo à noite rumo a Paris desapareceu ao sobrevoar o Atlântico. O voa AF-447 deveria chegar à França às 6h15 de ontem (horário de Brasília), mas seu último contato, uma mensagem automática relatando pane elétrica, foi feito às 23h14 de domingo.
A Air France informou que havia 58 brasileiros no Airbus. A causa do acidente - para especialistas, o maior já ocorrido com aeronave que tenha decolado do Brasil - ainda é desconhecida.
Segundo a TAM, a tripulação de um voo Paris-Rio viu focos luminosos no mar, a aproximadamente 1.300 km de Fernando de Noronha (PE). Na noite de domingo, a Aeronáutica emitira quatro alertas de tempestade.
Autoridades creem que o avião tenha caído em águas profundas, o que dificulta o resgate. Os presidentes Nicolas Sarkozy e Lula lamentaram o ocorrido.

O Globo
"Tragédia e mistério na rota Rio-Paris"

Sumiço de airbus da Air France no Atlântico com 228 pessoas choca, comove e intriga o mundo

No maior desastre aéreo envolvendo brasileiros, o voo 447 da Air France que saiu do Rio com 228 pessoas, na noite de domingo, com destino à Cidade Luz, desapareceu do controle de radares enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico, na fronteira entre o espaço aéreo brasileiro e o senegalês. O paradeiro da aeronave e as causas do acidente ainda eram desconhecidos até o fim da noite de ontem. A última informação que se tem é que uma mensagem automática de pane elétrica e despressurização foi enviada pela aeronave às 23h14m de domingo. A Air France diz que o avião pode ter sido atingido por um raio em meio a turbulência. Morreram 58 brasileiros, 61 franceses, 26 alemães, entre passageiros de mais 33 nacionalidades. A Aeronáutica informou, no fim da tarde de ontem, que o governo do Senegal teria localizado em seu mar territorial supostos pedaços de materiais, mas não confirmou que seriam do avião. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes decretaram luto por três dias. Entre as vítimas estão executivos de multinacionais como Luiz Roberto Anastácio (Michelin) e Erich Heine (Thyssenkrupp CSA), além do príncipe Pedro Luís de Orleans e Bragança, descendente de Dom Pedro II; o maestro Silvio Barbato e Marcelo de Oliveira, chefe de gabinete do prefeito do Rio.

O Estado de São Paulo
"Em tragédia inédita, Airbus some na rota Rio-Paris com 228 a bordo"

Na era da aviação comercial, nunca houve acidentes no trajeto
58 brasileiros estavam no avião
Causa do desastre permanece desconhecida.
Águas profundas dificultam buscas, que envolvem 13 aeronaves e 4 navios

Um Airbus A330 da Air France com 228 pessoas a bordo, que saiu do Rio de Janeiro na noite de domingo com destino a Paris, desapareceu dos radares. Dos passageiros, 58 eram brasileiros. A lista com os nomes não havia sido divulgada até a noite de ontem. As autoridades consideravam que a aeronave caiu no Atlântico, em águas profundas, o que deve dificultar o resgate. Houve intensas buscas por parte de militares do Brasil em área próxima de Fernando de Noronha. As causas do acidente ainda eram desconhecidas. Especulava-se que o Airbus, operativo desde 2005, pode ter sido atingido por raio ou enfrentado forte turbulência, mas especialistas descartam que isso derrube um avião. Acidentes em voos sobre o mar são os mais raros na aviação - representam 9,51% do total na história. No caso de voos sobre o Atlântico, nunca houve acidentes na rota desde que ela se tornou comercial.

Jornal do Brasil
"A dor de quem fica"

Famílias de pessoas que estavam no vôo da Air France choram por desaparecidos
Anac confirma 57 brasileiros entre 228 passageiros que embarcaram para Paris
Condições climáticas prejudicam trabalho de localização de vítimas e destroços
Especialistas analisam possíveis causas e apontam combinação de ocorrências

O Airbus A330-200 da Air France decolou do Aeroporto Tom Jobim no início da noite de domingo e, pouco mais de três horas depois, desapareceu no meio do Atlântico ao atravessar uma zona de tempestade com fortes turbulências. A bordo, passageiros de 32 nacionalidades. Equipes da FAB e da Marinha foram destacadas para localizar os destroços do avião a mais de mil quilômetros da costa. Caderno especial refaz a trajetória do vôo trágico e descreve o drama de parentes e amigos em busca de informações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu