Manchetes do dia

Domingo, 31 / 05 / 2009

Folha de São Paulo
"3º mandato de Lula divide o país"

Proposta tem o apoio de 47% e é rejeitada por 49%, revela Datafolha; popularidade do presidente sobe

Pesquisa Datafolha feita entre a terça e a quinta passada revela que uma emenda constitucional para permitir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorresse a um terceiro mandato receberia hoje o apoio de 47% dos brasileiros e seria aprovada por 49%.
Em novembro de 2007, a mesma proposta era rejeitada por 63% dos entrevistados e tinha o aval de 34%. Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, os números refletem a popularidade de Lula, que voltou a subir – passou de 65%, em março, para 69% neste mês.
A taxa de apoio ao terceiro mandato, porém é inferior ao índice de aprovação do presidente (69%). Dos que se dizem eleitores de Lula, 30% são contra a proposta.
A pesquisa mostra que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), possível candidata do PT à Presidência, reduziu em oito pontos a distância de José Serra (PSDB). No principal cenário, ela subiu cinco pontos e foi a 16%, o governador de SP perdeu três pontos e ficou com 38%.
Pelo levantamento, 65% tomaram conhecimento da doença de Dilma, que se trata de câncer linfático.

O Globo
"PMs presos no Rio saem da cadeia só para matar"

Assassinato de pecuarista teria sido tramado em batalhão prisional

Além de usar celular, receber a visita de garotas de programa e organizar churrascos regados a bebida alcoólicas, policiais militares presos no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Brasília, deixam a cadeia para ameaçar testemunhas e cometer assassinatos. As denúncias constam em processos na Auditoria de Justiça Militar e em inquéritos policiais, como revela Sérgio Ramalho. Com uma microcâmera, O GLOBO constatou as regalias desfrutadas pelos PMs na unidade, onde estão 289 presos. Escuta autorizada pela Justiça mostra que um tenente preso no BEP teria articulado o assassinato do pecuarista Rogério Mesquita, morto a tiros ano passado em Ipanema. Em outra, um preso que responde por homicídio e desvio de arma da PM diz a uma mulher que o BEP é um spa.

O Estado de São Paulo
"Multa é ‘esquecida’ após infrator ajudar Minc"

Ibama engavetou infração depois que frigorífico arrematou os ‘bois do Minc’

O Ibama engavetou uma multa de R$ 3 milhões aplicada em julho de 2008 ao Grupo Bertin por ter estocado lenha nativa sem licença. O frigorífico foi o mesmo que arrematou, um mês depois, os mais de 3 mil “bois do Minc” – como ficou conhecido o gado apreendido em junho em operação para, segundo ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), pôr “fim à moleza” dos ruralistas. Em geral, as infrações não demoram a virar cobrança, mas, no caso da multa ao frigorífico, o auto só foi lançado em 23 de abril, nove meses depois, quando os funcionários do Ibama denunciaram que a empresa foi “perdoada” por ter arrematado os bois. Minc estava com dificuldade para vender o gado. O Ibama diz que a multa demorou a ser processada porque foi “esquecida” na gaveta de uma funcionária, o que ela desmente.

Jornal do Brasil
"Mulheres invadem a Bolsa de Valores"

Quadro de investidores da Bovespa cresceu 710% nos últimos sete anos

Os homens ainda dominam a Bolsa de Valores de São Paulo com cerca de 74% do quadro atual de investidores, mas a presença das mulheres cresceu 710% nos últimos sete anos. Passou de 15.030 para 121.769. Houve uma ampliação significativa no número de aplicadores, mas a expansão feminina é bem maior do que a masculina, que teve um crescimento de 465% no mesmo período. Consultores explicam que o aumento da participação feminina não é só na Bovespa. Atinge outras fontes de renda e veio da vontade de reduzir a distância salarial com os homens. A principal diferença entre os sexos é quanto ao tempo. Segundo as empresas de consultoria, o foco feminino é de investimentos com retorno a longo prazo, enquanto o masculino é mais voltado para retiradas do dia a dia. As mulheres também se voltam mais para empresas com caráter sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu