Ciência

Formigas 'conversam' no formigueiro, diz estudo

Pesquisa afirma que larvas conseguem bom tratamento ao imitar som de rainha.

Da BBC
Uma pesquisa das universidades de Oxford (Grã-Bretanha) e de Turim (Itália) mostrou que formigas costumam conversar entre elas, em seus formigueiros.
Segundo os pesquisadores, as rainhas emitem sons característicos dentro do formigueiro que produzem reações das operárias, o que reforça o status social da rainha, de acordo com o artigo publicado na revista "Science".
De acordo com um dos pesquisadores, Jeremy Thomas, da Universidade de Oxford, o progresso da tecnologia permitiu a gravação dos sons das formigas nos formigueiros e a execução destas gravações sem que as formigas ficassem assustadas.
Ao colocar miniaturas de alto-falantes no formigueiro, especialmente fabricados para a pesquisa, e reproduzir os sons feitos por uma rainha, os pesquisadores conseguiram fazer com que as formigas ficassem em estado de atenção.
"Quando tocamos os sons da rainha elas apresentaram o comportamento 'em guarda'. Elas ficavam imóveis com suas antenas estendidas e suas mandíbulas separadas por horas - se alguma coisa se aproximasse elas atacariam", disse.
Apesar de ter uma sociedade muito bem defendida pelas operárias, as formigas também podem sofrer com infiltrados, segundo a pesquisa conduzida pelas universidades de Turim, Oxford e pelo Centro de Ecologia e Hidrologia de Oxfordshire.

Leia mais

Nota do Editor - Eu sabia disso muito antes do estudo. Meu espírito científico se manifestou na primeira infância. Eu tinha três ou quatro anos. A empregada passava o pano úmido na mesa de fórmica e esmagava centenas de formiguinhas brancas. As simpáticas criaturinhas morriam enquanto tomavam o café da manhã. Morriam saboreando sobras de pão do meu café da manhã. Eu protestava e a empregada ria. Minha mãe ria. Meu pai ria. Ninguém liga para formigas. Tenho certeza que elas amam, sofrem, almejam a felicidade e procuram o bem de todos e a felicidade geral da nação, digo do formigueiro.
Passei a alertá-las:
- Queridinhas, fujam, carreguem o farelo que puderem. Corram, xispem. A Adalgisa é cruel. Usa detergente.
Elas saiam em fila indiana. Eu olhava para a empregada e ria. Olhava para a minha mãe e ria. Olhava para o meu pai e ria. Debaixo da mesa as formiguinhas gargalhavam e só eu escutava. Ciência é isso. Observação, experimentação, conclusão e ação. Formigas falam, são inteligentes e gostam de canções de Cole Porter. When they begin the beguine, It brings back the sound of music so tender, It brings back the night of tropical splendor, It brings back a memory evergreen! (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu