Brasil

Outro Fórum

Sidney Borges
Leio na Internet que estão em curso articulações para a realização do 5º Fórum Social Mundial Pan-Amazônico. Essa foi uma das principais decisões tomadas por representantes dos países que compõem a região, reunidos em assembleia-geral, hoje, no FSM (Fórum Social Mundial), em Belém (PA).

Durante a assembleia foram tratados temas como demarcação e o reconhecimento dos direitos coletivos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais; o combate ao modelo energético para a construção de hidrelétricas; combate aos danos ambientais causados pelas grandes mineradoras; e uma discussão geral sobre o futuro da Pan-Amazônia.

Quanto blá, blá, blá... os fóruns sociais existem há tantos anos e discutem tantas medidas para acabar com a fome, com a desigualdade, com a violência e nada do que é proposto se torna realidade.

Sobre a Amazônia vejo o presidente se colocar contra o desmatamento, obviamente, não há como ser a favor, vejo os ministros se posicionarem contra o desmatamento, vejo o bispo excomungar os desmatadores, vejo a imprensa oficial repercutir os discursos das autoridades e, apesar de todo esse carnaval, o desmatamento só faz aumentar.

O governo fala, fala, fala..., e pouco faz de concreto, limitando-se a cultivar em discursos as minorias que trocaram a utopia religiosa pela utopia socialista. O Brasil precisa de ação. Discursos não são mais do que palavras ao vento...

Mais ação e menos ideologia de gabinete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu